Página Inicial Bloguinho Cuidado com a toxoplasmose!
  


Cuidado com a toxoplasmose! Cuidado com a toxoplasmose!

Você já ouviu falar na toxoplasmose, uma doença que pode ser transmitida pelas fezes do gato e causar problemas sérios a todos nós? Apesar disso, ela pode ser evitada com cuidados básicos e simples.

O que é?
A toxoplasmose é a doença causada por um parasito que se multiplica no intestino do gato doméstico ou silvestre e que, nos humanos, pode causar febre, paralisia e cegueira. Quando atinge o bebê, ainda na gestação, pode causar além da cegueira, o retardamento mental.

Quem pode ter toxoplasmose?
- Pessoas que entram em contato com a terra de jardim e horta, onde os gatos costumam defecar, sem usar luvas ou lavar bem as mãos depois do trabalho
- As crianças que brincam em caixas de areia onde os gatos podem defecar, em parques, escolas, creches, etc.
- Quem come frutas e verduras mal lavadas ou sem lavar
- Quem come carne crua, por exemplo, quando preparam salames e outros embutidos
- Quem toma água de rio e lagoa. Mesmo que pareçam estar limpas, podem conter os ovos do Toxoplasma gondii
- Bebês de mães que tiveram a doença durante a gravidez


Como proteger os bebês?
Como a mãe pode passar a toxoplasmose para o filho durante a gravidez e após o nascimento através da amamentação, para proteger os bebes as mães devem:
- Fazer o exame de diagnóstico no início da gravidez
- Não trabalhar no jardim ou na horta sem proteção
- Só comer frutas e verduras bem lavadas
- Tomar o cuidado de lavar as mãos e utensílios

Como se pode prevenir a toxoplasmose?
- Não permitindo a presença de gatos nas criações de animais (suínos, aves, bovinos, etc.)
- Não permitindo que os gatos entrem nos depósitos de ração, fábrica de ração, casas de comércio de frutas e verduras
- Alimentando os gatos com carnes cozidas, não permitindo que eles comam os ratos que caçam



Fonte: http://www.cnpsa.embrapa.br


Agora responda à pergunta:
Você tem cuidado com seu gato e com sua higiene?


Onde pesquisar:

Folder "Toxoplasmose - O que é? O que causa? Como prevenir?", da Embrapa Suínos e Aves, elaborado por Doralice Pedroso-de-Paiva, com revisão técnica de Paulo Esteves, Iara Trevisol e Virgínia Silveira. Ilustrações de Rodrigo Braga.




 Pesquisa Google



 

Nome:


Digite sua resposta no campo abaixo:








Postado por Embrapa Suínos e Aves em 05/09/2011 14:11





COMENTÁRIOS:


Por Ivanete em 18/03/2017 18:13

Tenho uma horta, e sempre planto novas mudas de hortaliças,para fugir dos agrotóxicos, mas venho percebendo que gatos de vizinhos estão defecando entre as hortaliças, posso comer as hortaliças que crescerão nessa terra? Não sei como proceder, por favor me ajudem.
Email: estilonete@hotmail.com
Por Embrapa Suínos e Aves em 24/03/2017 14:32

Prezada Ivanete,

Por problema de sistema, somente vimos hoje esta sua demanda.

Os gatos quando se infectam com Toxoplasma gondi, o agente causador da toxoplasmose, eliminam oocistos nas fezes por ate 3 semanas. Os filhotes entre 6 e 14 semanas de idade sao os que apresentam uma eliminacao mais significativa. Os oocistos para que sejam infectantes precisam ficar expostos ao tempo por 2 a 5 dias, com oxigenio, temperatura e umidade ambiente apropriadas. Logo, apesar das chances de contaminacao serem reduzidas, pois so ocorrem durante uma pequena fase da vida do animal, isso quando ocorre, e altamente recomendavel a correta higienizacao de verduras, podendo ser com agua sanitaria, apos lava-las em agua corrente".

As informacoes deste blog CCWEb Embrapa link http://ccw.sct.embrapa.br/?pg=bloguinho_default&codigo=104 tambem podem ser conferidas pelo folder Toxoplasmose. PAIVA. 2007. Disponivel pelo endereco www.cnpsa.embrapa.br/sgc/sgc_publicacoes/publicacao_f8t91u4r.pdf

Informacoes correlatas, estamos lhe enviando ao seu e-mail aqui citado.

Limitados ao acima exposto, permanecemos a disposicao tambem pelo endereço https://www.embrapa.br/fale-conosco/sac


Por Daiane em 17/02/2017 17:40

Nos mudamos para esta casa há alguns meses. Aqui tinha um vaso grande, de concreto, cheio de terra, onde a antiga proprietária jogava as fezes dos gatos dos vizinhos (que adoram passear por aqui...) e misturava à terra.
Há uns 3 meses e tirei toda aquela terra com fezes, lave bem o vaso e agora o uso para plantas.
Entretanto, essa terra ficou ali parada. Não sei o que fazer com ela. Está em uma bacia grande, no fundo do quintal. Já me deram muitas dicas, como colocar em sacos para o lixeiro levar, espalhar tirando as fezes e lavando ela bem para reutilizar, até jogar álcool (que eu duvido que faça alguma diferença!) nela.
A questão é: o que faço com essa terra? É mesmo possível reutilizar?

Obrigada!!
Por em 03/03/2017 09:42

Prezada Daiane, sugerimos enterrar esta terra com fezes de gato.

Algumas informacoes a mais sobre toxoplasmose, alem das contidas neste bloguinho, podem ser conferidas pelo folder disponivel pelo endereco www.cnpsa.embrapa.br/sgc/sgc_publicacoes/publicacao_f8t91u4r.pdf

Permanecemos a disposicao tambem pelo endereco https://www.embrapa.br/fale-conosco/sac


Por carolinne em 24/03/2015 11:18

Ola, eu tambem adotei recentemente um gato adulto, apesar de ja ter dado remedio de verme, eu peguei ele fazendo coco debaixo do pe de acerola...eu posso colher a acerola? esta contaminada? como fazer ele parar de fazer as necessidades la? obrigada
Por Embrapa Suínos e Aves em 31/03/2015 11:05

Prezada Carolinne, o gato adulto é mais difícil de adestrar, de qualquer forme tente colocar em algum lugar próximo a casa uma caixa de madeira com aproximadamente 13cm de altura com areia dentro para o gato fazer suas necessidades.

Sobre as acerolas se você colher no pé não vão estar contaminadas, as que caírem desde que não tiverem contato com as fezes e urina do gato também não devem ter problema.

Um ponto importante Carolinne é levar periodicamente seu animal de estimação a uma clínica de pequenos animais para tomar as vacinas necessárias e realizar exames.


Por Eliana em 08/03/2015 14:27

Boa tarde!
Recentemente adotei um gato adulto (+_ 3 anos) que apareceu faminto na frente da minha casa. Na primeira semana ele utilizou a área da minha horta como banheiro. A terra estava fofa e cheia de esterco de vaca. Provavelmente ele pensou que era o seu banheiro:)
Antes do jardineiro plantar as verduras (couve, alface, salsinha etc) retirei as fezes do gato. Mas provavelmente não consegui retirar tudo. Agora que as verduras já estão na fase da colheita estou com receio de pegar toxoplasmose. Como posso evitar esta doença? Se eu lavar bem as verduras e usar água sanitária para a higienização do alface e salsinha correrei algum risco? Obrigada
Por Embrapa Suínos e Aves em 11/03/2015 16:06

Prezada Eliana, os gatos quando se infectam com Toxoplasma gondi, o agente causador da toxoplasmose, eliminam oocistos nas fezes por até 3 semanas. Os filhotes entre 6 e 14 semanas de idade são os apresentam uma eliminação mais significativa. Os oocistos para que sejam infectantes precisam ficar expostos ao tempo por 2 a 5 dias, com oxigênio, temperatura e umidade ambiente apropriadas. Logo, apesar das chances de contaminação serem reduzidas, pois só ocorrem durante uma pequena fase da vida do animal, isso quando ocorre, é altamente recomendável a correta higienização de verduras, podendo ser com água sanitária, após lavá-las em água corrente, conforme você falou".


Por Paulo Vitor em 17/07/2014 14:57

A medida do possível. Como meu gato passa grande parte do dia dentro de casa, acaba passando por todos locais (como bancadas, mesas) e muitas vezes não vemos. Mas gostei das orientações quanto a higiene, esclareceu as medidas basicas a serem tomadas.
Por Embrapa Suínos e Aves em 21/07/2014 11:52

Pablo, quando nos referimos a animais de estimação temos que ter em mente que eles vivem a maior parte do tempo dentro de nossas casas, com um convívio muito próximo da gente e das coisas que usamos. As informações da página não são para amedrontrar e sim para orientar quem possui animais de estimações sobre alguns cuidados.
Lembrando sempre que é importante o acompanhamento periódico de médico veterinário, para ter um melhor controle sanitário principalmente com orientações sobre vacinas e uso de vermífugo.
Obrigado pela visita e até a próxima!


Por Paulo Vitor em 17/07/2014 14:52

Ola! Tenho uma gata e desde filhote vive acostumada a viver dentro de casa. Suponho que por nao ter ingerido animais contaminados, já que nao sai pra caçar e só se alimenta de ração, ela nao esteja contaminada. Porem nao sei quanto a mãe. Caso a mãe esteja contaminada, pode transmitir para os filhotes?
Por Embrapa Suínos e Aves em 21/07/2014 11:51

Oi, Paulo!
é possível sim se a mãe estiver contaminada ela tenha transmitido para os filhos, o ideal nestes casos, se souber quem é a mãe, conversar com um médico veterinário para proceder alguns exames. Se não souber quem é a mãe não há motivo para alarme, sua gata com certeza está bem cuidada, seguindo as orientações de higiene que estão na página, é importante, lembrando sempre, que a toxoplasmose é transmitida principalmente via fezes e sempre que irá limpar os locais que sua gata defeca use luvas e lave bem as mãos. Outra sugestão é levar sua gata a uma clínica veterinária para pequenos animais e solicitar o acompanhamento de um médico veterinário que irá propor um programa de vacinações e controle de verminose.


Por Carmendes em 08/06/2014 21:49

Se entendi bem, quem transmite a doença é o rato, que vai passando de animal para animal e seres humanos.É isso mesmo, ou entendi errado?
Por Embrapa Suínos e Aves em 13/06/2014 09:05

Oi, Carmendes!

Não é o rato que transmite a doença.Toxoplasmose é uma doença infecciosa, congênita ou adquirida, causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii, encontrado nas fezes dos gatos. Homens e outros animais também podem hospedar o parasita.

A toxoplasmose pode ser adquirida pela ingestão de alimentos contaminados — em especial, por terem tido contato com as fezes de animais hospedeiros ou material contaminado por elas mesmas.

A toxoplasmose pode ser transmitida congenitamente, ou seja, da mãe para o feto, mas não se transmite de uma pessoa para outra.

Seu diagnóstico é feito levando em conta exames clínicos e exames laboratoriais de sangue.

Recomendações
* Evite contato com fezes de animais, especialmente de gatos;
* Tenha cuidado com a higiene das mãos e dos utensílios de cozinha quando estiver lidando com alimentos;
* Não coma carne mal passada nem vegetais mal lavados;
* Não se descuide do acompanhamento pré-natal, se você estiver grávida. Toxoplasmose é uma enfermidade grave durante a gestação;
* Gestantes precisam estar atentas, principalmente se tiverem contato com gatos. Medidas especiais de higiene são fundamentais nesses casos.


Por Marcelle em 05/05/2013 12:30

bom, ñ gosto muito de gatos, mas ñ tenho nada contra, amo muito animais, de todos os tipo, mas costumo ter bastante higiene na limpeza das minhas 3 cachorras e dos 4 hamsters rs
Por Embrapa Suínos e Aves em 06/05/2013 09:02

Oi, Marcelle!
Três cachorras e quatro hamsters? Que legal! Com certeza, você cuida muito bem de todos eles, ou não teria tantos animais assim, né? Continue sempre responsável e amando os animais, eles merecem! Obrigado pela visita e até a próxima. Volte sempre! :-)


Por Luzia Marcok de Lacerda em 06/02/2013 19:14

Gostei desse cantinho... enfim, amo gatos !!!! Mas sempre tive medo da tal toxo, minha amiga hj soube que tem toxo ocular e tem de fazer um tratamento serissimo porque esta com a visao comprometida. Gostaria de saber se gato domestico, que nao sai de casa mesmo, o meu e ate castrado, se ele pode mesmo assim transmitir a toxo. Obrigada, por serem gentis em nos responder.
Por Embrapa Suínos e Aves em 21/02/2013 11:04

Oi Luzia:

A diminuição do contato do gato com possíveis agentes transmissores/portadores, como fezes de outros animais ou carnes mal cozidas diminui fatores de risco para contaminação do animal. Entretanto, as garantias da sanidade do animal (gato) devem ser dadas pelo próprio criador, que melhor conhece os ambientes pelos quais ele circula e as monitorias e cuidados de higiene aplicados em sua criação.

Para eliminação de dúvidas, é possível buscar auxílio médico e solicite um exame de sangue para certificar-se se houve ou não contato o agente da toxoplasmose e/ou como está sua taxa de anticorpos. Mesmo se houver caso positivo (contato com o agente) é fundamental considerar que a transmissão da toxoplasmose pode se dar por outros meios contaminados; além dos animais de criação como o gato; como frutas e verduras mal lavadas, água contaminada e carnes mal cozidas.


Por Douglas Matos em 30/11/2012 00:40

Olá! acabei de adotar uma gatinha e me preocupei logo que ela começou a usar a horta para defecar. Segundo o texto acima, basta lavar bem as verduras e legumes da horta antes de comer, além de evitar o contato direto das mãos com as fezes, certo? Mas, o que seria lavar bem? Água corrente sabão apenas são suficientes? Parabéns pelo texto e pela prestação responsável de serviço.
Por Embrapa Suínos e Aves em 30/11/2012 15:08

Olá, Douglas! Em atenção aos vossos questionamentos, informamos que deve-se evitar o contato de dejetos de animais com legumes e alimentos que serão consumidos de forma "in natura". Para os casos que isso aconteça, o senhor deverá inicialmente privar o acesso dos animais aos locais de produção. Posteriormente é possível solicitar ao Serviço de Vigilância Sanitária municipal orientações sobre preparado líquido (solução caseira) para higienização de alimentos como frutas e verduras.

Agradecemos a sua visita e até mais!


Por Mônica Sopelete em 30/09/2012 11:29

Caros,
Parabéns pelo texto, simples e claro voltado para o público em geral. Eu faço parte de um grupo que também trabalhar com divulgação científica. Recentemente publicamos nosso blog e podcast, o ImunoCast, que aborda temas em componentes imunes presentes no leite materno humano. É muito recompensador trabalhar com divulgação científica. Também é muito bom ver que cada vez mais pessoas estão engajadas em trabalhar com popularização da ciência. Parabéns à equipe!
Profa. Mônica Sopelete - Universidade Federal de Uberlândia
Por Embrapa Suínos e Aves em 01/10/2012 10:44

Olá, profa Mônica Sopelete!! Agradecemos a sua visita e os seus parabéns. Também a parabenizamos pelo trabalho que está desenvolvendo. Se precisar de qualquer coisa estamos à disposição. Até mais!


Por em 07/07/2012 18:08

Sempre os alimentei com ração royal canin que a vetrinária indicou as vezes compro o wiskas sachê , mas o problema é que um dos meus 3 gatos caça ratos e come...quando vejo eu não deixo mas a noite que ele sai pra caçar não posso fazer esse controle...e hoje vi que meu gato estava com umas espécies de vermes pequenos como grãos de arroz na pelagem próximo ao bumbum...pode ser toxoplasmose ou é somente verme mesmo?
Por Embrapa Suínos e Aves em 12/07/2012 13:35

Olá, amigo!
Pena que você não deixou seu nome.
Enfim... Os ocistos não esporulados da toxosplasmose, que são eliminados nas fezes dos gatos e outros felinos, não são vistos a olhos nú, portanto o que você encontrou em seu gato provavelmente são vermes.
O melhor é procurar um petshop e consultar um médico veterinário para identificar que verme está infectando o seu gato para que se receite o vermífugo correto.
Obrigado pela visita e até a próxima!


Por Diná Laurentina Pereira em 30/04/2012 16:14

Sim. Tenho dois gatinhos muito fofos: mosquito e fumaça. Me preocupo muito com a alimentação deles. Só comem ração e comida enlatada própria para a espécie. Por essa razão tem uma pelagem muito bonita e são fortes e sadios. Além de serem vacinados e muito amados.
Por Embrapa Suínos e Aves em 02/05/2012 16:35

Oi, Diná!
O Mosquito e o Fumaça devem ter vidas de reis! Coisa boa quando alguém cuida da gente... Continue assim, sempre responsável e dedicada. Obrigada pela visita e até mais!


Por LEISEL em 18/10/2011 16:18

SIM,SEMPRE DOU UM BELO BANHO NELE E DOU COMIDA APROPRIADA PARA ELE
Por Embrapa Suínos e Aves em 19/10/2011 10:22

Oi, Leisel!
Isso mesmo. Temos que cuidar bem dos nossos bichinhos. Um ótimo exemplo e continue assim. Obrigado pela visita e volte sempre.
Voltar para página anterior