Página Inicial Bloguinho Mudanças climáticas e sustentabilidade
  


Mudanças climáticas e sustentabilidade Mudanças climáticas e sustentabilidade

 

As mudanças climáticas constituem um dos maiores desafios da humanidade. A agricultura também é dependente do clima. Portanto, qualquer alteração pode impactar no desenvolvimento das plantas e, consequentemente, na produção de alimentos. Assim, a Embrapa estuda e recomenda técnicas agrícolas que colaboram para a preservação do meio-ambiente e redução dos impactos negativos provocados pelo clima.
Uma delas é o plantio direto na palha, que evita a erosão, melhora as condições gerais do solo e mantém a umidade necessária às plantas. Outra possibilidade é rotação de culturas, que alterna as espécies vegetais em uma mesma área agrícola, além de proporcionar a produção diversificada de alimentos, repõe a matéria orgânica do solo, protegendo-o dos efeitos climáticos adversos.
Também é uma ferramenta importante o zoneamento agroclimático da soja, que permite a identificação de locais e épocas de menor risco de perdas na lavoura. O objetivo é utilizar ao máximo o uso das disponibilidades climáticas e reduzir os riscos de insucesso da atividade agrícola por causa do clima.
É com este olhar para o futuro que a Embrapa estuda os efeitos das mudanças climáticas, pesquisando e indicando diversas práticas ambientalmente corretas para garantir a sustentabilidade da agricultura brasileira.

 



Fonte: http://www.cnpso.embrapa.br


Agora responda à pergunta:
Quais práticas sustentáveis colaboram para a redução dos impactos de eventos climáticos na agricultura?


Onde pesquisar:



 Pesquisa Google



 

Nome:


Digite sua resposta no campo abaixo:








Postado por Embrapa Soja em 17/10/2011 17:10





COMENTÁRIOS:


Por leandro em 18/10/2011 19:26

uma delas é o plantio direto na palha , que evita a erosão,melhora as condições gerais do solo e mantém a umidade necessária ás plantas.
Por Embrapa Soja em 19/10/2011 14:09

Isto mesmo Leandro! O plantio direto na palha e a rotação de cultura protegem o solo dos impactos negativos dos agentes climáticos. A Embrapa está sempre atenta às mudanças climáticas, realizando pesquisas para minimizar a sua influência na agricultura brasileira.


Por leandro em 18/10/2011 19:23

plantio direto na palha, que evita a erosão, melhora as condições gerais do solo e mantém a umidade necessária às plantas. Outra possibilidade é rotação de culturas, que alterna as espécies vegetais em uma mesma área agrícola, além de proporcionar a produção diversificada de alimentos, repõe a matéria orgânica do solo, protegendo-o dos efeitos climáticos adversos.


Por LEISEL em 18/10/2011 16:10

riscos de insucesso da atividade agrícola por causa do clima.
É com este olhar para o futuro que a Embrapa estuda os efeitos das mudanças climáticas, pesquisando e indicando diversas práticas ambientalmente corretas para garantir a sustentabilidade da agricultura brasileira.
Por Embrapa Soja em 19/10/2011 13:58

Muito bem Leisel!A Embrapa está sempre pensando no futuro da agricultura brasileira, pesquisando práticas agrícolas sustentáveis.
Voltar para página anterior