Página Inicial Bloguinho A importância das matas ciliares
  


A importância das matas ciliares A importância das matas ciliares

A água é uma substância essencial à sobrevivência de todos os seres vivos e sua produção e manutenção está diretamente relacionada à floresta. Precisamos entender melhor o papel das florestas para sabermos por que preservá-las, pois a nossa sobrevivência e de todos os outros seres vivos dependem disso.

A mata ciliar funciona como os cílios para os nossos olhos. Os cílios limpam e lubrificam os olhos e também permitem que os mesmos se fechem diante de uma luz muito forte ou uma ameaça qualquer (cisco de poeira, por exemplo).

Da mesma maneira a Mata Ciliar ou Áreas de Preservação Permanente - APP  protegem os rios e córregos, impedindo que sujeiras sólidas como terra, restos de inseticidas, herbicidas, fungicidas e adubos cheguem aos rios, lagoas e córregos.

Esse importante papel das florestas normalmente não é valorizado, mas o tratamento de água onde a floresta foi bem preservada custa 100 vezes menos que nas áreas que foram desmatadas, tais como nas bacias hidrográficas.

Além disso, a floresta, por ter um ciclo de vida longo (mais de 7 anos) e um sistema radicular profundo (até 10 m de profundidade), captura os nutrientes advindos das chuvas e do ar. As copas das árvores protegem melhor o solo dos impactos da chuva, deposita restos culturais (folhas, galhos, frutos e sementes) na superfície do solo protegendo-o melhor que qualquer cultura agrícola dos impactos da chuva, além de reciclar os nutrientes, e deste modo, recuperam solos degradados. O sistema radicular possui boa arquitetura para estruturar o solo, e assim, evita os desmoronamentos ou deslizes de terra nas encostas.



Fonte: http://www.cnpma.embrapa.br


Agora responda à pergunta:
Você sabia que a vegetação à beira dos córregos e rios ajudam a preservá-los da sugeira que poderia poluí-los?


Onde pesquisar:



 Pesquisa Google



 

Nome:


Digite sua resposta no campo abaixo:








Postado por Embrapa Meio Ambiente em 19/10/2011 14:48





COMENTÁRIOS:


Por Maiza Medina de Freitas. em 22/01/2016 21:47

O plantio de arvores, vegetações é o corpo de proteção dos nossos rios, lagos, cachoeiras, represas , que envolvem o habitat dos animais aquáticos, O corpo ao redor das águas são a vegetação,que representam o exército combatendo os poluentes.A Mata Ciliar ou APP, são os limpadores profundos dos nossos corregos.Então por quê não plantaram ao redor de corregos dos vilarejos de nossa cidade? Viu a morosidade?O homem sabe o que está escrito,mas não pois em prática.Muitos corregos engoliram pessoas em tempestades,lixos, animais,etc. Essa falta de cílios?.Vamos ver onde falta a Mata Ciliar!!!!
Por Embrapa Meio Ambiente em 17/02/2016 09:25

Sim pode mesmo os Parque mais bem cuidados do mundo podem ser poluídos, isso é uma ação nefasta do ser humano. O que a floresta faz é filtrar os poluentes químicos como os pesticidas (herbicida, inseticida e fungicida), os biológicos (fungos, bactéria etc. e os poluentes físicos com a argila arrastada pela erosão. Essa eficiência depende da declividade do terreno, do grau de poluição e da largura da Mata Ciliar, normalmente os 30 metros preconizados no antigo código florestal era suficiente.
Laerte Scavanaca Jr, pesquisador
Por Embrapa Meio Ambiente em 17/02/2016 09:23

É exatamente isso, a falta da Mata Ciliar, além de "permitir" que a poluição chegue aos mananciais de água, vão causa também as enchentes nas grandes cidades por que existe uma grande área impermeabilizada, portanto a água das chuvas não infiltram no solo, e esse grande volume de água correr para as baixadas, que antes era a várzea dos rios e nas grandes cidades do Brasil foram tiradas.

Do ponto de vista legal ou o mais correto seria ilegal por que as legislação brasileira legalizou este crime, mas a natureza não perdoa e todo ano acontece grandes enchentes nas grandes cidades brasileiras, como foi o caso em São Paulo ontem (15/02/2016).
Laerte Scanavaca Jr, pesquisador


Por Maiza Medina de Freitas. em 22/01/2016 21:31

Sim. O que é preciso é entender como a sujeira chega na floresta e sem a vegetação quem polui.

Os locais como os que recebem visitas ,parques como o Toronto,Agua Branca,Ibirapuera,em São Paulo,podem ser alvos de descaso e apresentar lixo. Produtos que acabam poluindo as águas.
Por Embrapa Meio Ambiente em 17/02/2016 09:24

Sim pode mesmo os Parque mais bem cuidados do mundo podem ser poluídos, isso é uma ação nefasta do ser humano. O que a floresta faz é filtrar os poluentes químicos como os pesticidas (herbicida, inseticida e fungicida), os biológicos (fungos, bactéria etc. e os poluentes físicos com a argila arrastada pela erosão. Essa eficiência depende da declividade do terreno, do grau de poluição e da largura da Mata Ciliar, normalmente os 30 metros preconizados no antigo código florestal era suficiente.
Laerte Scavanaca Jr, pesquisador


Por Maiza Medina de Freitas em 22/01/2016 21:25

O tema é importante e necessita estar mais presente nas conversas.

As florestas são atrações geral. Amamos as florestas e reservas de águas e nascentes,já visitei muitos e sou agradecida a natureza e ao meu marido ,que me presenteava com essas visitas ,Eu amo as represas e cachoeiras, o mar e as áreas onde se pode banhar e olhar as suas belezas.Benza Deus!!!


Por Pharme134 em 23/03/2014 22:19

Hello! bdebfbc interesting bdebfbc site! I'm really like it! Very, very bdebfbc good!


Por em 06/08/2012 00:58

eu gostei dele


Por victoria carolyne cardoso gusmão em 26/02/2012 21:46

ah mais ou menos , mais agora ta tudo explicado , e entendi tudo isso que vcs me falaram


Por Angelica CINTRA em 30/01/2012 14:19

matas ciliares ou áreas de proteção permanentes


Por Simone em 23/01/2012 14:15

Não! Só sabia que sujeira era com j e não com g....


Por lyandra em 23/11/2011 12:32

eu gosto muitoo do siti ccw.sct


Por lyadra em 23/11/2011 12:31

eu gostei deler


Por Maria do Carmo Prado Corrêa em 27/10/2011 11:36

Sim, eu sabia, estou fazendo um trabalho sobre este assunto e gostaria de saber, que se é 30mts para corrego e 50 para rios queria saber qual a extenção dos mesmos e qual a lei.
Por Embrapa Meio Ambiente em 27/10/2011 12:05

Maria do Carmo, A lei que estipula as distâncias é a de No. 7.803, sancionada em 18/7/1989. As distâncias que você menciona são as seguintes:

--ao longo dos rios ou de qualquer curso d'água desde o seu nível mais alto em faixa marginal cuja largura mínima seja:

1) de 30 (trinta) metros para os cursos d'água de menos de 10 (dez) metros de largura;

2) de 50 (cinqüenta) metros para os cursos d'água que tenham de 10 (dez) a 50 (cinqüenta) metros de largura;

3) de 100 (cem) metros para os cursos d'água que tenham de 50 (cinqüenta) a 200 (duzentos) metros de largura;

4) de 200 (duzentos) metros para os cursos d'água que tenham de 200 (duzentos) a 600 (seiscentos) metros de largura;

5) de 500 (quinhentos) metros para os cursos d'água que tenham largura superior a 600 (seiscentos) metros;

6- nas nascentes, ainda que intermitentes e nos chamados "olhos d'água", qualquer que seja a sua situação topográfica, num raio mínimo de 50 (cinqüenta) metros de largura.
Quaisquer outras dúvidas, contacte-nos.


Por Laryssa em 23/10/2011 13:18

Ela protege os rios das sujeiras, e poluições.


Por Damiana em 21/10/2011 17:47

Qual a possibilidade de recuperação de areas que estão sem suas matas ciliares? e quais os procedimentos a serem tomados?
Por Embrapa Meio Ambiente em 24/10/2011 17:26

Damiana, para recuperar a falta da mata ciliar, é preciso que se faça plantações à beira dos rios, córregos, riachos, etc, para evitar a queda de terra e demais sujeiras dentro da água. Se isto não acontecer, a água secará e poderá ficar poluída.
Voltar para página anterior