Página Inicial Bloguinho Teníase e cisticercose. Já ouviu falar nelas?
  


Teníase e cisticercose. Já ouviu falar nelas? Teníase e cisticercose. Já ouviu falar nelas?

Teníase e cisticercose são nomes complicados para duas doenças simples de evitar.

O nome teníase vem de tênia, um verme achatado, que só vive no intestino das pessoas e que pode chegar a até quatro metros de comprimento na fase adulta. Já pensou ter um bicho desses dentro da barriga? Por viver sozinha no intestino, ela também é chamada de “solitária”.

Como se pega a tênia?
Primeiro, nada de pânico. As pessoas pegam a solitária quando comem carnes de boi ou de porco com larvas desse parasito, mal cozida, mal assada, mal frita ou crua ou, ainda, comendo outros alimentos crus (salames) feitos com carne desses animais contendo as larvas da tênia, também chamadas de cisticercos. É daí que vem o outro nome do nosso assunto de hoje, a cisticercose.

O que acontece quando se come essas larvas, os cisticercos?
Os cisticercos vão se desenvolver e se transformar em tênias adultas da seguinte forma: ao chegarem ao aparelho digestivo do homem, as larvas se prendem na parede do intestino por uma coroa de ganchos ou por ventosas e ali podem viver por muitos anos. Quando atinge o estágio adulto, o verme terá o corpo formado por pequenos anéis. Cada anel desses pode conter de 30 mil até 100 mil ovos de tênia. Os ovos da tênia são eliminados com o cocô. Assim, o indivíduo portador da tênia adulta acaba se tornando o disseminador da cisticercose.

Quais os sintomas da teníase?
Esse é um problema. Por vezes não há sintomas! Outras vezes podem ocorrer dores de barriga, vômito, gases e mal-estar gástrico. Mas atenção. Esses sintomas também podem significar outras coisas. O melhor é sempre procurar um médico!

Como evitar a teníase?
Comendo alimentos feitos com carnes apenas se estiverem bem fritos, bem cozidos ou bem assados.
Para sua segurança, só coma carnes ou produtos que tenham sido liberados pela inspeção sanitária. Procure os selos da inspeção nos produtos quando for fazer sua compra.
Se for comprar, construir ou reformar sua casa, peça aos seus pais ou responsáveis que façam banheiros com fossa séptica, filtro e sumidouro. O mesmo vale se sua família tiver um comércio (restaurante, pesque e pague, etc.).

Como tratar a pessoa com a solitária?
Procure o seu médico ou o posto de saúde e tome os remédios por eles recomendados.

O que é cisticercose ou "pipoca"?
É a doença causada pelo crescimento das larvas da tênia (cisticercos) no corpo de humanos ou de animais.

Quem pode ter essa doença?
Além dos humanos, os bovinos, os suínos e outros mamíferos (cães, gatos, ovinos, etc.).

Como se pega a cisticercose?
- Através de alimentos ou água contaminada com cocô de humanos portadores da tênia.
- Esse cocô, contendo ovos de tênia, quando feito ao ar livre, libera esses ovos, que são levados pelo vento, contaminando as águas dos rios e fontes, as verduras, o pasto, etc.
- Se os animais comerem esse cocô, ou quando os animais e as pessoas comem alimentos ou bebem água contaminada com cocô de portadores da tênia, acabam pegando a cisticercose.

O que acontece depois da ingestão dos ovos da tênia?
Quando os ovos chegam ao estômago, dos animais ou dos humanos, são liberados os embriões. Esses embriões penetram nas veias e ficam circulando no sangue por alguns dias. Depois, estacionam em qualquer tecido ou órgão, principalmente naqueles mais irrigados por sangue (músculos, coração, olhos, cérebro). Ali formam um cisto (bolsa onde se desenvolve a larva) aumentando de tamanho, formando a pipoca ou cisticerco.

Quais são os sintomas da cisticercose nos seres humanos?
Quando o cisticerco se localiza no cérebro causa a chamada neurocisticercose. Acontecem dores de cabeça contínuas, convulsões, sintomas de loucura e até morte. Quando se localiza na musculatura ou na coluna aparecem dores e dificuldade para andar. Quando se localiza nos olhos pode ocorrer cegueira.

Como evitar a cisticercose?
- Sempre use a privada com fossa.
- Não faça cocô ao ar livre. Se precisar fazer, enterre seu cocô.
- Lave as mãos antes das refeições, antes de mexer com alimentos e sempre depois de ir ao banheiro.


- Não use cocô humano para adubar a horta.
- Nunca use água contaminada com cocô humano (por exemplo, de água de um rio contaminado) ou água de esgoto para irrigação de hortas, porque não foi usado nada para matar os ovos.




- Lave bem as frutas e verduras antes de comer.
- Use somente água de fontes limpas ou água fervida, filtrada ou tratada para o consumo ou limpeza de alimentos e utensílios.

Como tratar a pessoa com cisticercose?
Procure o médico se aparecer qualquer sintoma ou quando houver suspeita de cisticercose, a fim de fazer o diagnóstico a tempo (antes do aumento do tamanho dos cistos).



Fonte: http://www.cnpsa.embrapa.br


Agora responda à pergunta:
Você lava bem as mãos antes de comer e sempre depois de ir ao banheiro?


Onde pesquisar:

Folder "Teníase e Cisticercose - O que são? O que causam? Como prevenir?", elaborado pela veterinária Doralice Pedroso-de-Paiva, da Embrapa Suínos e Aves, com revisão de Cícero Juliano Montocelli, Virgínia Santiago Silva e Jean Carlos Vilas Boas de Souza. Foto tênia: J. Gálego Berenguer. Arte: Rodrigo Braga




 Pesquisa Google



 

Nome:


Digite sua resposta no campo abaixo:








Postado por Embrapa Suínos e Aves em 06/12/2011 15:26





COMENTÁRIOS:


Por Celine em 18/01/2017 00:46

Como seria a maneira mais eficaz de lavar verduras, legumes... para que tenhamos certeza de que eliminamos todos os ovos ou o risco de desenvolvermos a cisticercose?
Por Embrapa Suínos e Aves em 18/01/2017 11:13

Oi, Celine!
As orientações sobre manipulação de alimentos, incluindo as dicas sobre limpeza e higienização de frutas e verduras, estão contidas na publicação "Cartilha Boas Práticas para Serviços de Alimentação", da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. Para obter esta publicação acesse http://portal.anvisa.gov.br/ e digite na caixa de busca do portal a palavra-chave CARTILHA.


Por Denise em 24/11/2016 10:46

sempre fico atenta... mas algumas vezes, na correria, acaba passando... vou redobrar a atenção... gostaria de aproveitar e perguntar sobre o quibe cru. Em casa sempre comemos o quibe cru e fiquei preocupada pelo fato da carne estar crua. É perigoso?
Por Embrapa Suínos e Aves em 05/12/2016 14:46

Prezada Denise,

O costume de comer quibe cru é bastante difundido entre algumas culturas assim como peixe cru em outras. O que o consumidor deve ter em mente é que ele também é responsável pela sua saúde e que o cozimento é um grande aliado na sua proteção uma vez que elimina muitos patógenos que podem estar presente nos alimentos. Isso não significa que o consumidor deve eliminar da sua dieta as carnes cruas, mas seu cuidado deve ser redobrado. Indicamos adquirir apenas carnes inspecionadas e frescas, e se for possível fazer a moagem no domicílio onde seja possível realizar uma ótima higienização dos utensílios. Caso não for possível, ter muito critério na seleção da fonte, ter certeza que existe um responsável técnico no estabelecimento de compra. A carne deve sempre ser mantida na temperatura indicada e sua validade respeitada. A manipulação também é muito importante, usar água quente e muito sabão para lavar os utensílios e mãos. O prato pronto deve ser consumido imediatamente.

Permanecemos à disposição também pelo endereço https://www.embrapa.br/fale-conosco/sac


Por maria vania do nascimento souza em 08/11/2016 19:00

sim
Por Embrapa Suínos e Aves em 18/11/2016 10:15

Prezada Maria,

Obrigado por acessar o nosso blog.

Alem de lavar bem as maos para evitar a teniase tambem e importante comer alimentos com carne apenas se estiverem bem fritos, bem cozidos e bem assados, dentre outros cuidados disponíveis tambem pelo folder link http://www.cnpsa.embrapa.br/sgc/sgc_publicacoes/publicacao_e5z57o2l.pdf

Permanecemos a disposicao tambem pelo endereço https://www.embrapa.br/fale-conosco/sac


Por Alex em 29/10/2016 21:05

Por gentileza, me respondam uma pergunta: considerando que os ovos das tênias expelidos nas fezes podem contaminar aguas dos rios e comidas in natura, levados pelo vento, é possível alguem se contaminar pela cisticercose se morar ao lado de um terreno baldio onde pessoas costumam a defecar ? O vento sopra só terreno para a minha casa.
Grato.
Por Embrapa Suínos e Aves em 08/11/2016 15:44

Prezado Alex,

Sim, pode se contaminar, pois o vento pode levar os ovos da tênia diretamente para a sua casa e contaminar a água, verduras ou os alimentos.

Permanecemos à disposição pelo endereço https://www.embrapa.br/fale-conosco/sac


Por Maria Lúcia Malaquias em 11/07/2016 14:47

Sim, o dia inteiro lavando sempre as mãos, principalmente após ir ao banheiro
Por Embrapa Suínos e Aves em 12/07/2016 13:56

Prezada Maria Lúcia,

Nossa proposta também é informar.

Informações sobre Teníase e Cisticercose encontrada neste bloguinho CCWEB Embrapa, também podem conferidas no folder disponível pelo endereço http://www.cnpsa.embrapa.br/sgc/sgc_publicacoes/publicacao_e5z57o2l.pdf

Permanecemos à disposição também pelo endereço https://www.embrapa.br/fale-conosco/sac


Por wellington jose martins em 26/01/2016 16:34

as vezes
Por Embrapa Suínos e Aves em 29/01/2016 13:56

Prezado Wellington,

Obrigado por acessar o nosso blog.Estas informações também podem conferidas no folder disponível pelo endereço http://www.cnpsa.embrapa.br/sgc/sgc_publicacoes/publicacao_e5z57o2l.pdf

Permanecemos à disposição pelo endereço https://www.embrapa.br/fale-conosco/sac/


Por mc julianery em 27/10/2015 12:50

a minha resposta que nao tem platelmintos e nemalteomintos
Por Embrapa Suínos e Aves em 29/10/2015 15:00

Prezado Mc Julianery, dúvidas sobre platelmintos e nemalteomintos, como a nossa Unidade Embrapa Suínos e Aves atua na área de pesquisa nas cadeias produtivas animal - suínos e aves [frango e galinha], para este assunto platelmintos e nemalteomintos sugerimos contatar a[s] Unidade[s] da Embrapa que segue[m], que atuam na área vegetal, que publicações mais recentes sobre o assunto que talvez possam lhe ajudar.

Fale conosco https://www.embrapa.br/fale-conosco/sac
para as Unidades:
Embrapa Acre telefone [68) 3212-3200 ou
Embrapa Meio-Norte telefone (86) 3198-0500 ou
Embrapa Semiárido telefone (87) 3866-3600 ou
Embrapa Arroz e Feijão (62) 3533-2110/3533-2103.


Por Jamily Brito em 21/09/2015 15:33

Olá ,gostaria de saber se vocês tem dados sobre os índices de casos de cisticercose no pará .
Por Embrapa Suínos e Aves em 23/09/2015 15:10

Olá Jamily, como a Embrapa é uma empresa de pesquisa, para conseguir estes dados, sugerimos procurar a Secretaria Estadual da Saúde do seu Estado, no caso no Pará o endereço para contato pode ser http://www.saude.pa.gov.br/


Por Hugo Allem em 21/09/2015 15:19

Muito obrigado, ajudou D+, kkk desculpa troquei Embrapa por Clara na hora de digitar.
Por Embrapa Suínos e Aves em 22/09/2015 08:25

Sem problemas Hugo. Permanecemos à disposição.


Por Hugo Allem em 20/09/2015 14:45

Prezada Clara, qual a temperatura ideal para a conservação e cozimento da carne de porco para evitar a contaminação com os ovos da Tenia Solium. Desde ja, agradeço! Excelente site, parabéns.
Por Embrapa Suínos e Aves em 21/09/2015 10:53

Prezado Hugo, para a conservação a carne suína deve ficar em torno de -10ºC e para o cozimento adequado, a temperatura de 70°C tem que ser atingida em todas as partes do produto.

Informações sobre Teníase e Cisticercose encontrada neste bloguinho CCWEB Embrapa, também podem ser conferidas pelo folder disponível pelo endereço http://www.cnpsa.embrapa.br/sgc/sgc_publicacoes/publicacao_e5z57o2l.pdf

Permanecemos à disposição.


Por Clara Jarl em 25/08/2015 18:48

Há animais além do porco e do boi que podem contrair a cisticercose? Grata.
Por Embrapa Suínos e Aves em 26/08/2015 14:24

Prezada Clara, quem pode ter essa doença cisticercose além dos humanos, são os bovinos, os suínos e outros mamíferos (cães, gatos, ovinos, etc.).

Estas informações sobre Teníase e Cisticercose que estão acima neste bloguinho, também podem ser encontradas no folder disponível pelo endereço http://www.cnpsa.embrapa.br/sgc/sgc_publicacoes/publicacao_e5z57o2l.pdf

Permanecemos à disposição.


Por marco antono thomas em 26/06/2015 23:21

sm
Por Embrapa Suínos e Aves em 29/06/2015 09:06

Prezado Marco, além de lavar bem as mãos, para evitar a teníase também é importante comer alimentos com carne apenas se estiverem bem fritos, bem conzidos e bem assados dentre outros cuidados disponíveis pelo link ccw.sct.embrapa.br/?pg=bloguinho_default&codigo=123


Por quando posso em 23/06/2015 17:13

quando posso sim
Por Embrapa Suínos e Aves em 25/06/2015 10:18

Prezado[a], é muito importante lavar as mãos antes das refeições, antes de mexer com alimentos e após ir ao banheiro para evitar a cisticercose.


Por Bella em 20/06/2015 23:55

Sim, eu tambem falo isso para as minhas filhas que é muito importante lavar as mãos. Obrigada pelas dicas! 😉
Por Embrapa Suínos e Aves em 22/06/2015 08:56

Prezada Bella, nossa proposta também é informar. Permanecemos à disposição.


Por Kauê em 18/06/2015 19:47

Não eu sempre me esqueço!
Por Embrapa Suínos e Aves em 19/06/2015 14:55

Prezado Kauã, para evitar a cisticercose é importante que se lave as mãos antes das refeições, antes de mexer com alimentos e sempre depois de ir ao banheiro.


Por IZABELLY em 31/05/2015 17:43

COMO SE LIVRAR DA DOENÇA INTESTINAL TENIA
Por Embrapa Suínos e Aves em 03/06/2015 14:43

Prezada Izabelly, evita-se a teníase comendo carnes, lingüiças e outros produtos feitos com carnes apenas se estiverem bem fritos, bem cozidos ou bem assados.

Para sua segurança, só coma carnes ou produtos que tenham sido liberados pela inspeção sanitária e faça exame de fezes, todos os anos, com a assistência de um médico..

Construa privadas ou instalações sanitárias com fossa séptica, filtro e sumidouro para sua família e para os clientes do seu estabelecimento (restaurante, pesque e pague, etc.) .

Não esqueça da mão-de-obra da sua propriedade: construa fossas temporárias, do tipo fossa de campo.


Por IZABELLY em 31/05/2015 17:05

COMO DIAGNOSTICAR A TENIASE
Por Embrapa Suínos e Aves em 03/06/2015 14:43

Prezada Izabelly, a teníase é diagnosticada através de exames de fezes, que devem ser realizados anualmente e com a assistência de um médico.


Por Marina Mesquita em 24/03/2015 17:59

Como eu posso ter solitaria se eu não como carne mal passada,porco, vaca ou nada mal passado
Por Embrapa Suínos e Aves em 31/03/2015 10:58

Prezada Marina, além da contaminação por ingestão de carnes mal preparadas ou salames preparados com carnes contaminadas e sem passar pelo processo de congelamento, pode haver a contaminação quando os portadores de teníase eliminam ovos através das fezes no ambiente, assim, por acidente, os humanos podem ingerir estes ovos e adquirir a parasitose. Além desta forma, os humanos podem adquirir a cisticercose através dos mecanismos abaixo:

Auto-infecção externa: a contaminação é dada pela ingestão dos ovos do próprio portador de Taenia solium, em condições de falta de higiene e nos casos de coprafologia em crianças e indivíduos com doenças mentais.

Auto-infecção interna: pode ocorrer quando o portador de tênia vomita, nos movimentos retroperistálticos do intestino. Assim os ovos podem atingir o estômago e iniciar o ciclo de cisticercose.

Heteroinfecção: outro indivíduo pode contaminar a água e os alimentos com ovos de tênia. Desta forma o homem ao ingerir estes itens poderá contaminar-se.


Por Lena Ferreira em 19/12/2014 17:12

Solitária Se Pegar Comendo Doce ?
Por Embrapa Suínos e Aves em 25/02/2015 10:58

Oi Lena, não pega solitária comendo doce. Para mais informações sobre o assunto sugerimos acessar o FOLDER sobre Teníase e Cisticercose disponível pelo link www.cnpsa.embrapa.br/sgc/sgc_publicacoes/publicacao_e5z57o2l.pdf


Por isla em 10/12/2014 11:50

Lavar bem os alimentos e tomar água fervida ou filtrada ajuda a evita oque??
Por Embrapa Suínos e Aves em 11/12/2014 10:19

Isla, lavar ajuda a evitar a cisticercose, que são os ovos da tênia. Quando estes são ingeridos pelos animais ou humanos chegam no estômago e são liberados os embriões, estes penetram nas veias e ficam circulando por alguns dias, e após estacionam em qualquer tecido ou órgão, principalmente os mais irrigados, onde irá formar um cisto.


Por Juliana Armando s2 em 09/12/2014 01:13

nao, sera que tem algum problema?
Por Embrapa Suínos e Aves em 11/12/2014 10:15

Não, não tem. Apenas cuide-se! :-)


Por fernanda em 05/12/2014 09:18

Por favor, comprei bacon, fritei ebcomi.
O outro pedaço ficou na geladeira quado fuibfritar estava cheio de larvas acredito que drja as que vc mencionou.
Sera q peguei esse verme???
Por Embrapa Suínos e Aves em 11/12/2014 10:09

Fernanda! Dificilmente estas larvas serão da Tênia, pois estas são microscópicas, o mais provável que sejam de moscas. Aconselhamos que seja procurado um médico e seja feito os exames necessários para poder sanar as suas dúvidas.


Por Anabella Jackson em 08/11/2014 16:09

O site é ótimo adorei achei tudo que precisava!!! <3
Por Embrapa Suínos e Aves em 19/11/2014 14:45

Oi, Anabella. Que bom! Volte sempre.


Por Anabella Jackson em 08/11/2014 16:04

Sim


Por gusthavo em 07/11/2014 12:45

aproposito, Gostei mt do sit
Por Embrapa Suínos e Aves em 21/11/2014 16:37

Valeu, Gusthavo!


Por gusthavo em 07/11/2014 12:32

oi, primeiro, quanto tempo o verme pode viver dentro de voce, sem te fazer algum mal, ate então evidente, ou quanto tempo leva, ate ela atigir seu tamnho maximo? e os Ovos são visivéis a olho nú? quando fazemos cocô, podemos ver, as carnes feitas(preparadas) somento no microondas, podem matar totalmentes todos os tipos de vermes, normal, assim como feitas, praparadas no fogão em panelas, ou não é tão seguro?, e, a donça em que o bixo se deenvolve no cérebro, no coração, em musculos e etc.. são curávéis? se desenvolvem rápido? quando perceber? qual tratamento? pode matar rápido? Obrigado!. Gostaria Mt de ser Respondido. Abçs
Por Embrapa Suínos e Aves em 19/11/2014 14:44

Oi, Gusthavo. Respondendo pergunta por pergunta:
1) Se não for feito nenhum tratamento pode viver durante muitos anos ou a vida toda.
2) Não se podem ver os ovos. Eles são microscópicos.
3) Se a temperatura atingir acima de 80ºC, sim.
4) Alguns dos sintomas são dores de cabeça frequentes, convulsões, transtornos de visão, alterações psiquiátricas, vômitos, infecções na coluna, demência e perda da consciência. A maioria das pessoas com cisticercose nos músculos não apresenta sintomas.
5) Para o tratamento são usados medicamentos antiparasitários, comumente combinados com anti-inflamatórios. Em alguns casos, é necessário extirpar a área infectada através de um procedimento cirúrgico. A cisticercose pode causar diminuição da visão e até mesmo cegueira em alguns casos. Pode provocar dores abdominais, anorexia, insuficiência cardíaca, ritmo cardíaco anormal, convulsões, aumento da pressão intracerebral e morte. Não são todos os casos de cisticercose que podem ser tratados. Quando não existem lesões cardíacas, dano cerebral ou cegueira, normalmente é possível tratar o paciente.
6) Não a morte pode ser demorada.


Por João em 03/11/2014 15:53

Nossa, eu tenho muito medo. Li que os objetos, roupas e móveis da casa do hospedeiro de teníase são infestados de ovos que podem causar cisticercose. É duro isso, a gente nunca sabe quem tem e pode pegar na bobeira.
Por Embrapa Suínos e Aves em 04/11/2014 14:08

João! Hábitos de higiene pessoal, principalmente lavar as mãos antes de comer sempre são recomendados. Não há motivo de pânico, a teníase já foi o problema mais sério, mas hoje devido ao avanço nos hábitos de higiene, saneamento básico e vigilância sanitária de alimentos diminui muito os casos. E por precaução sempre é recomendado fazer consultas médicas para orientação sobre a medicação com vermífugos.


Por Carlos em 03/11/2014 15:50

Fiz um único exame de fezes pelo método Hoffman, Moraes e Faust, e o mesmo deu negativo para Helmintos. Descartei a chance de ter teníase?
Por Embrapa Suínos e Aves em 04/11/2014 13:33

Carlos, normalmente o diagnostico é através de exame de fezes seriado, ou seja, mais de um exame, porém, esta orientação deverá ser feita por um médico.


Por Viviane em 01/11/2014 23:48

Meu marido diz q todo mundo tem uma solitária dentro! Isso é verdade? E a história que 2 vezes ao ano temos que tomar remédio contra verme...??!
Por Embrapa Suínos e Aves em 04/11/2014 14:07

Prezada, Viviane! Não, não é verdade! Apenas algumas pessoas possuem, quem não tomou cuidado e não toma vermífugo (medicamento contra vermes). Qualquer pessoa que tenha, ao tomar um vermífugo recomendado pelo médico pode elimina-la e ficar livre "curado". Quem recomenda quando e qual vermífugo tomar é o médico.


Por Antônio em 24/10/2014 11:45

Um exame de fezes pode detectar se a pessoa tem teníase? Andei sentindo alguns sintomas e pedi um exame de fezes. Apenas um basta?
Por Embrapa Suínos e Aves em 29/10/2014 16:13

Antônio, para diagnosticar teníase em exames de fezes em pessoas, sugerimos procurar uma Unidade básica de Saúde para obter esta informação. Normalmente o diagnostico é através de exame de fezes seriado, ou seja, mais de um exame, porém, esta orientação deverá ser feita por um médico.


Por Eduardo em 24/10/2014 11:44

Comer bacon defumado (aquele industrializado, vendido no mercado) pode causar teníase? Existe algum processamento realizado pela indústria no bacon que possibilite a inativação dos cisticercos?
Por Embrapa Suínos e Aves em 27/10/2014 09:51

Eduardo, se não estiver bem frito ou bem cozido pode causar, pois é um produto cru que esta simplesmente defumado.


Por DarkhEnderrv em 23/10/2014 10:22

Sim


Por Vinícius em 20/10/2014 16:04

É possível que alguém contaminado com a cistcercose desenvolva teníase? Ou para se ter teníase é necessário que se contraia pela carne suína?
Por Embrapa Suínos e Aves em 22/10/2014 09:58

A Teania solium ou T. saginata são parasitas do intestino delgado do homem, de onde emitem os proglotes grávidos com os ovos do parasita que contaminam os locais onde o homem defeca. Estes parasitas necessitam de um hospedeiro intermediário obrigatório para o desenvolvimento de sua fase larval. Para a T. solium é o porco e para a T. saginata é o bovino. No entanto, se o homem se infectar com os ovos destes parasitas ele desenvolve a cisticercose, já quando ele se infecta com a fase larval proveniente de carne mal passada ou crua de suíno ou bovino ele desenvolverá a teníase. Assim, respondendo objetivamente a sua pergunta a resposta primeira pergunta a resposta é não e para a segunda a resposta é sim, o homem para se infectar com tênia ele obrigatoriamente necessita ingerir o parasita em sua fase larval da carne mal passada de suíno ou bovino. Já quando o homem é portador de teníase ele corre o risco de se auto-infectar e desenvolver a cisticercose. Mas geralmente a cisticercose se adquire de consumindo frutas ou verduras mal lavadas contaminadas com fezes humanas (muitas vezes ocorre pela irrigação de plantações com água de rio contaminada com esgoto não tratado). Sugerimos a leitura das publicações que seguem pelos links na sequência.

FOLDER_TOXOPLASMOSE. Título: Toxoplasmose. Autor: PAIVA, D.P. de. Ano: 2007. Disponível em: www.cnpsa.embrapa.br/sgc/sgc_publicacoes/publicacao_f8t91u4r.pdf

FOLDER_TENIASE E CISTICERCOSE. Título: Teníase e Cisticercose. Autor: PAIVA, D.P. de. Ano: 2007. Disponível em: www.cnpsa.embrapa.br/sgc/sgc_publicacoes/publicacao_e5z57o2l.pdf


Por Francisco em 19/10/2014 09:21

Já tomava cuidado com os alimentos,agora vou tomar mais cuidado ainda.


Por Igor oliveira em 28/09/2014 23:36

Eu tenho a neurocisticercose!
Posso afirmar
Que é uma doença grave
Pois tenho a cisto no Celebro
As vezes tenho convulsão
Estou em tratamento
Mas uma vez cotaminado nunca mas serei o mesmo
Pois ficarei com a lesão (cicatriz) no celebro.
Por Embrapa Suínos e Aves em 06/10/2014 08:43

Oi, Igor! Assim mesmo, desejamos a melhor saúde possível para você. Obrigado pela visita!


Por Ana Beatriz em 16/09/2014 09:58

não.... antes de comer sim, mas... as vezes depois do banheiro, vou praticar isso!!
Por Embrapa Suínos e Aves em 25/09/2014 10:58

Isso, Ana! Tem que se tornar um hábito, né? Até a próxima!


Por bia em 28/05/2014 00:07

sim sempre
Por Embrapa Suínos e Aves em 28/05/2014 10:21

Legal, Bia! É isso aí. Obrigado pela visita e volte sempre! :-)


Por CAMILA AKEMI em 24/10/2013 19:42

SIM!
SEMPRE, É MUITO IMPORTANTE A HIGIENE.
Por Embrapa Suínos e Aves em 25/10/2013 09:01

Legal, Camila! É isso aí. Obrigado pela visita e volte sempre! :-)


Por ana carolina em 27/08/2013 17:26

sim,com certeza meu pai e minha mãe sempre me lembram disso que bom q eles fazem isso não quero pegar essas doenças
Por Embrapa Suínos e Aves em 28/08/2013 09:22

Olá, Ana Carolina! É isso mesmo. Tem que se cuidar. E é muito simples, né? Obrigado pela visita e volte sempre!


Por Guilia em 20/05/2013 15:06

sim ... adorei esse site !!
Por Embrapa Suínos e Aves em 23/05/2013 11:38

Oi, Giulia!
Legal, obrigado pela sua visita. Sempre que tiver alguma dúvida sobre nossos assuntos, escreva! :-)


Por Paola em 20/05/2013 15:02

sim , pois é muito importante sempre lavar as mãos .
Por Embrapa Suínos e Aves em 23/05/2013 11:37

Oi, Paola! É isso mesmo. Temos que nos cuidar sempre. E ser limpinho é sempre uma boa ideia! Obrigado pela visita e até a próxima!


Por Patricia Grandi em 01/12/2012 11:23

Sim,e acho muito importante adorei o blog, é ótimo para as crianças também aprenderem.
Por Embrapa Suínos e Aves em 03/12/2012 10:36

Olá, Patricia! Agradecemos a sua visita e, qualquer dúvida, estamos à disposição. Até mais!


Por tatizinha em 24/09/2012 17:06

com certeza
Por Embrapa Suínos e Aves em 05/10/2012 10:01

Boa, Tatizinha!
Mas nem todas as pessoas têm esse costume... E é tão simples, né? Obrigado pela visita e até a próxima! :-)


Por Diná Laurentina Pereira em 30/04/2012 11:43

Sim. É muito importante a higiene das mãos para evitarmos doenças.Sempre que possível uso também alcool gel.
Por Embrapa Suínos e Aves em 02/05/2012 16:41

Oi, Diná!
Isso mesmo. Higiene é fundamental, para tudo. Você é um ótimo exemplo...


Por altair vieira de souza em 19/02/2012 15:55

sim é muito importante lavar as mãos sempre que sair do banheiro ou chegar da ruA.
Por Embrapa Suínos e Aves em 29/03/2012 12:22

Isso mesmo, Altair!
Temos que cuidar da nossa higiene, sempre. Não custa nada e evita que fiquemos doentes! Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso site.


Por ana beatriz em 25/01/2012 14:31

eu queria o saite de voseis
Por Embrapa Suínos e Aves em 30/01/2012 11:10

Oi, Ana.
O site da Embrapa Suínos e Aves é o www.cnpsa.embrapa.br, ou visite a página da Embrapa no www.embrapa.br. Até a próxima!


Por Alice em 05/01/2012 17:07

Na maioria das vezes me esqueço, mas ainda bem que tenho minha mãe pra me lembrar.
Por Embrapa Suínos e Aves em 24/01/2012 17:54

Alice! Que coisa, menina! Tem que lembrar sempre, criar o hábito. E que bom ter uma mãe sempre por perto nos cuidando. Obrigado pela visita e até logo! :-)


Por leandro montes em 03/01/2012 17:03

SIM eulavo , porque o mais importante antes dagente comer,sempre devemos lavar nossas mãos e também quando sairmos do banheiro porque existem vários tipos de vermes e para isso não acontecer em nos devemos sempre evitar lavando as mãos.
Por Embrapa Suínos e Aves em 24/01/2012 17:53

Oi, Leandro!
Isso mesmo. São atitudes simples mas que podem fazer uma grande diferença. Afinal, ninguém gosta de ficar doente, né? Obrigado pela sua visita e volte sempre!


Por Ana Clara em 06/12/2011 23:49

Sim, porque eu não quero pegar essas doenças!
Por Embrapa Suínos e Aves em 07/12/2011 10:47

Oi, Ana!
É isso mesmo. Tem que se cuidar. E é muito simples, né? Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso site. Tchau!
Voltar para página anterior