Página Inicial Bloguinho Você sabe o que é um herbário?
  


Você sabe o que é um herbário? Você sabe o que é um herbário?

Herbário é o local onde são preservadas plantas desidratadas (secas) que são colhidas na natureza e formam uma coleção botânica destinada à pesquisa da sua origem e classificação, chamadas taxonômica e florística. O conhecimento e identificação das espécies de plantas é fundamental para quem trabalha e utiliza a vegetação. O homem faz diversos usos da flora (conjunto de plantas) como uso apícola, artesanal, medicinal e principalmente para consumo dos grãos e sementes, das folhas, das raízes e tubérculos, das frutas e flores naturais.

A identificação de espécies de plantas é de grande importância ecológica e econômica. Os exemplares de plantas secas, identificadas e armazenadas nos herbários são chamadas de exsicatas. As exsicatas devem apresentar flores, frutos, folhas e pecíolos, colmos ou caules, que são o material básico para identificação da espécie. Além disso, deve-se anotar as características do local onde a planta foi coletada como: tipo de solo, topografia, clima e também anotar as coordenadas geográficas, processo chamado de georreferenciamento.

O georreferenciamento é muito importante para a localização e distribuição geográfica das plantas coletadas. Existem no mundo aproximadamente 3.400 herbários reconhecidos pelo Index Herbariorum (IH) que é uma instituição oficial internacional. O herbário do Museu de História Natural localizado em Paris, na França possui a maior coleção botânica com cerca de oito milhões de exemplares. E apesar de o Brasil ser o país com maior diversidade biológica do planeta, possui 211 herbários sendo a maioria com menos de 20 mil exemplares e não reconhecido pelo IH.

O maior herbário brasileiro é o do Museu Nacional do Rio de Janeiro com aproximadamente 500 mil exemplares, seguido pelo Herbário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e o do Instituto de Botânica de São Paulo. Na Embrapa destacam-se pelo número de exemplares os herbários da Embrapa Amazônia Oriental e o da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

 




Agora responda à pergunta:
Você sabe para que serve um herbáreo?


Onde pesquisar:

Adaptado do texto de Cristina Aparecida Gonçalves Rodrigues

Fonte: Folder Técnico  sobre Herbário

 




 Pesquisa Google



 

Nome:


Digite sua resposta no campo abaixo:








Postado por Embrapa Monitoramento por Satélite em 02/05/2012 14:54





COMENTÁRIOS:


Por daniella hoffmam silva dos reis em 14/04/2017 11:31

herbario é uma coleçâo de plantas excicata


Por mariany em 01/06/2016 22:32

Herbário ė uma coleçao de plantas excicataa


Por Leandro em 03/04/2013 16:23

Serve para indentificar espécies de plantas
Voltar para página anterior