Página Inicial Bloguinho Todas as cabras tem chifres?
  


Todas as cabras tem chifres? Todas as cabras tem chifres?

A maioria dos caprinos adultos (machos e fêmeas) possuem chifres, que são um tecido queratinizado que se desenvolve no osso do crânio, preparado para a defesa do animal na natureza.

Entretanto, na natureza existem caprinos naturalmente sem chifre. Os cabritos, por exemplo, não apresentam o chifre, mas apenas o germe que dará origem ao chifre, que chamamos de botão. Muitos produtores optam por “mochar” os cabritos, ou seja, queimar com ferro quente ou produtos químicos o botão, impedindo o crescimento natural do chifre. Esta prática facilita o manejo dos animais nas instalações e reduz o espaço necessário para a acomodação dos animais adultos, evitando ferimentos e brigas que possam ocorrer.

 

Do ponto de vista científico, a presença de chifres na cabra (Capra hircus) é determinada pelo gene PIS (mapeado no cromossomo 1), sendo, portanto, uma característica hereditária, ou seja, passa dos pais para os filhos. Esse gene se apresenta de duas formas: a forma p (presença de chifres) e a forma P (ausência de chifres). A forma P é conhecida como dominante, ou seja, basta que um dos pais seja mocho de nascença para o filhote nascer também sem o botão do chifre e venha a ser um adulto mocho.

 

Por ser a ausência de chifres uma característica desejável do ponto de vista da criação doméstica das cabras, nos primórdios da pecuária, alguns produtores tentaram acasalar animais sem chifre para ascerem só animais sem chifres. Entretanto, observou-se que esta estratégia de acasalamento levou à redução da capacidade reprodutiva dos animais e o surgimento de aberrações intersexo, ou seja, cabras com “jeito” de bode e machos inférteis. Alguns anos mais tarde, os cientistas descobriram que o gene do chifre está ligado à diferenciação sexual na espécie caprina (um gene com mais de um efeito é dito pleiotropismo). Trata-se, portanto, de um exemplo curioso para a ciência, no qual um gene afeta o sexo sem estar necessariamente nos cromossomos sexuais X ou Y.

 

Do ponto de vista zootécnico, a recomendação é que o bode reprodutor tenha sempre chifres (pp), pois a presença de um único gene da forma p anula o problema de fertilidade.

 

Foto: Adriana Mello de Araujo_cabra com chifre

 


Adriana Mello de Araújo, pesquisadora da Embrapa - Unidade Meio-Norte*

 

 

A Embrapa Meio-Norte, em Teresina, realiza pesquisas ligadas à produção animal, uma atividade de grande importância para o desenvolvimento econômico, social e ambiental da região. Para se adequar costumes ao desenvolvimento sem agredir os critérios de sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais, nossos sistemas de produção buscam aumentar a produtividade, respeitando a diversidade biológica e buscando sempre a inclusão social. As cadeias produtivas pecuárias englobam os sistemas de produção de grandes e pequenos animais num processo de pesquisa que envolve potenciais usuários e beneficiários da tecnologia, como produtores, agentes da assistência técnica, difusores, fornecedores de insumos, revendedores e atacadistas, sempre buscando valorizar o menor custo de produção em benefício do consumidor sem esquecer os critérios de qualidade.




Agora responda à pergunta:
Afinal, pais sem chifres podem ter filhotes com chifres? Você sabe por quê?


Onde pesquisar:



 Pesquisa Google



 

Nome:


Digite sua resposta no campo abaixo:








Postado por Embrapa Meio-Norte em 01/10/2012 16:10





COMENTÁRIOS:


Por Antonio Benedito Pereira Filho em 18/02/2017 20:36

Como faço para cortar o chifre de cabras já adultas?


Por Antonio Benedito Pereira Filho em 18/02/2017 20:32

Sim.
Mesmo os pais sem chifres, podem ter o genes p e podem nascer filhotes com chifres.


Por otavio de carvalho em 20/04/2016 15:45

Se o bode quebrar o chifre quando adulto terá alteraçao nas suas crias ou estamos falando de animais apenas geneticamente mochos?


Por sebastião rocha em 02/05/2015 19:40

Prezada Pesquisadora Adriana; muito didática e objetiva sua explicação. Parabéns. O mochamento mecânico então nunca interferirá na fertilidade dos animais, então? Espero resposta e muito grato


Por marked eamput em 25/09/2014 16:24

kbenfica


Por Mateus André Geraldo/ Moacyr Camarco Martins/ 4º B em 26/10/2012 21:16

Sim, basta que um dos pais seja mocho, para o filhote nascer sem o botão do chifre.
Por Embrapa Meio-Norte em 30/10/2012 16:25

Mateus e Moacyr. A resposta precisa de um complemento. Vejamos: como o gene tem herança dominante, um pai mocho pode ser PP ou Pp (genótipo). Isto dá a chance de 75% das crias terem ao menos um P e, portanto, nascerem mochas (sem o botão do chifre).
Mas e se o cabritinho receber o p? Aí, sim, ele pode ter chifres, mas a chance é de apenas 15%. Ou seja, quanto mais adultos mochos tiver no rebanho, mais rapidamente esta característica vai se alastrar. No entanto, isto não é bom, porque nem toda cabra mocha adulta é fértil.
Se vocês quiserem ter lindos cabritinhos mochos, precisarão ter sempre um especialista por perto para não comprometer a fertilidade do rebanho.
Espero que tenham aprendido!
Grande abraço,
Adriana Mello, pesquisadora
Voltar para página anterior