Página Inicial Bloguinho A energia pode mesmo ser verde?
  


A energia pode mesmo ser verde? A energia pode mesmo ser verde?

A energia é essencial para o desenvolvimento da humanidade moderna. Realmente não dá pra imaginar a vida de hoje sem ela. Certamente estaríamos ainda vivendo na Idade da Pedra se não fosse a energia elétrica. Essa é, sem dúvida, a maior invenção realizada pelo homem. É tão presente e comum na nossa vida que nem mesmo nos damos conta de que ela existe. A grande maioria das pessoas só percebe a sua presença quando ocorre a sua falta ou falha no fornecimento. Mas será que pode existir geração de energia sem poluição ambiental? Será que a energia pode ser mesmo limpa e, ainda por cima, ser chamada de Energia Verde? Que história é essa de 'verde'?


A produção de energia é uma das grandes necessidades que a humanidade tem atualmente para atingir um desenvolvimento sustentável. Uma matriz energética nacional, para ser realmente sustentável, deve produzir  Energia Verde. E, para isso, deve gerar uma grande quantidade de energia elétrica trazendo pouco ou nenhum dano socioambiental não somente ao País, mas para todo o planeta.


Todos já acreditam que qualquer forma de geração de energia causa, obrigatoriamente, algum tipo de dano ambiental. O objetivo principal para atingir o desenvolvimento sustentável é produzir cada vez mais energia gastando menos recursos materiais possíveis, afetando menos o meio ambiente local, regional e mundial, e que essa poluição seja rapidamente reversível. E para a produção energética ser verde, ela deve se aproximar da energia primária, da energia do Sol. Sendo verde, essa energia nos dá a ideia de início: é a cor da fotossíntese, a cor criativa da natureza e que possibilitou a origem da vida superior em nosso planeta.


Cada vez que nos afastamos dessa origem verde, aumentamos os impactos ambientais, sociais e geramos maiores perdas energéticas na forma de calor e poluição dos rios, solo e atmosfera. Assim, quanto mais nos afastamos do Sol, a energia vai mudando de cor e se tornando amarelada, vermelha, azul até se transformar numa energia negra, que é aquela produzida por combustíveis fósseis.


Assim, podemos mesmo dar cores às formas de geração de energia, começando pela cor verde – a forma mais limpa de gerar energia – e terminando com a cor negra, passando pelas cores azul, amarela, vermelha, dentre outras. Damos cores às formas de gerar energia existentes hoje para explicar o significado de cada uma dessas cores associadas ao funcionamento das tecnologias de geração de energia, sejam elas limpas ou sujas.
 




Agora responda à pergunta:
O que a energia tem a ver com o desenvolvimento sustentável?


Onde pesquisar:

Você também pode saber mais sobre esse assunto acessando:

Portal BRASIL




 Pesquisa Google



 

Nome:


Digite sua resposta no campo abaixo:








Postado por Embrapa Meio-Norte em 10/10/2012 08:34





COMENTÁRIOS:


Por sarah em 24/10/2013 20:32

tem a ver pois é uma necessidade, da humanidade.


Por Hannah em 01/08/2013 11:27

Quanto mais próxima da energia primária,o sol,menos danos são causados ao ambiente e menos recursos materiais são usados.
Por Embrapa Meio-Norte em 04/09/2013 08:29

Oi Hannan tudo bem, aqui segue a explicação do especialista.
Quanto mais próxima da energia do Sol,
os alimentos são produzidos num espaço menor, por exemplo, uma tonelada de carne necessita de muito mais espaço do que uma tonelada de feijão, para ser produzido, e tudo aumenta proporcionalmente, a quantidade de água utilizada também aumenta, ou seja, uma tonelada de feijão precisa de mil litros de água, enquanto que uma tonelada de carne necessita de 100 mil litros de água.
a energia solar emite poucos gases de efeito estufa para atmosfera, enquanto que a energia produzida por combustíveis já bem mais afastada do Sol, por milhões de anos, emite diversas vezes mais.
E este raciocínio pode ser estendido a diversos outros materiais ou para energia produzida.


Por Mateus André Geraldo em 26/10/2012 21:06

É produzir cada vez mais energia gastando menos recursos materiais.
Por Embrapa Meio-Norte em 29/10/2012 09:46

Isso mesmo, Mateus! Assim como os demais colegas, você também já pode observar no dia-a-dia como a energia verde é importante para garantir o nosso futuro e das futuras gerações. Sempre que puder, visite o bloguinho. Tem muita coisa legal que você poderá aprender. Abraços!


Por Leandro Montes em 17/10/2012 19:18

a enera tem a ver com o desenvolvimento sustentavel tem a ver tudo no desenvolvimento agrario do nosso país !!!
nas industrias e outros;
Por Embrapa Meio-Norte em 29/10/2012 09:44

Pois é meu amigo Leandro, a agricultura do Brasil movimenta não somente o nosso país mas oferece suporte para diversos outros países pelo mundo afora com seus produtos, como os cereais, as frutas e também o álcool. Uma boa parte da frota de carros do nosso país utiliza este produto da cana de açúcar para se movimentar, e isso é desenvolvimento sustentável.Trata-se de uma forma de energia que pode ser infinitamente renovada, gerando energia verde. Felicidades!
Alexandre Kemenes, pesquisador.


Por isadora em 16/10/2012 15:39

Como esta o desenvolvimento de pesquisa sobre biodiesel a partir do girassol


Por Joâo Pedro em 11/10/2012 19:38

Energia Verde é o mesmo que o desenvolvimento sustentável, queria ter só energia verde no planeta.
Por Embrapa Meio-Norte em 29/10/2012 09:42

Desenvolver um planeta de forma sustentável é nos aproximarmos cada vez mais da origem de toda a energia, é chegar cada vez 'mais perto do Sol'. A energia verde representa esta proximidade com o Sol, pois é a cor da vegetação, a cor da Natureza. Seria ótimo se toda energia gerada no planeta fosse mesmo desta cor Jõao Pedro! Grande abraço.

Alexandre Kemenes, pesquisador
Voltar para página anterior