Página Inicial Bloguinho Casa da Ciência leva Embrapa para a comunidade
  


Casa da Ciência leva Embrapa para a comunidade Casa da Ciência leva Embrapa para a comunidade

Um espaço que pretende aproximar a comunidade da pesquisa agropecuária já está aberto ao público em Concórdia (SC), no Oeste de Santa Catarina. A Casa da Ciência Embrapa, parceria entre a Embrapa Suínos e Aves, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e o Colégio CEM (Cooperativa Educacional Magna), foi inaugurada no dia 16 de outubro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. “Queremos mostrar especialmente às crianças que o nosso dia a dia está cheio de contribuições da ciência”, disse o chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, Dirceu Talamini.

Com 20 m², a Casa da Ciência Embrapa tem uma minibiblioteca com publicações científicas da empresa voltadas ao público infanto-juvenil, bancada com materiais utilizados em laboratório, amostras de água coletadas em rios com e sem mata ciliar e uma cisterna. Apresenta ainda o que é a Embrapa, onde estão localizadas suas unidades e seus laboratórios no exterior. Um dos itens que mais chamou a atenção das primeiras crianças que visitaram o local foi o microscópio com amostras de micro-organismos estudados pela Embrapa.

A minicidade cooperativista criada no Colégio CEM conta também com espaços político, financeiro, comercial e cultural (como prefeitura, câmara de vereadores, cooperativa de crédito, casa cultural, livroteca, centro de convenções, horta e praça). A Casa da Ciência completa esse cenário da sociedade em miniatura. "É muito importante vermos a Embrapa aqui, incentivando os jovens a buscar o conhecimento”, disse o secretário da Educação de Concórdia, Santo de Luca.

Administrada pelos alunos da escola (que elegem um "prefeito" entre os colegas), a minicidade é um projeto do Colégio CEM que desenvolve "a cidadania e o desenvolvimento integral dos alunos nos princípios do cooperativismo, com ética, respeito, democracia, solidariedade e trabalho em conjunto", segundo a presidente da Cooperativa Educacional Magna, Elizeth Pelegrini.

A inauguração da Casa da Ciência da Embrapa marcou também a nona edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que reúne em eventos por todo o Brasil inovações que podem tornar realidade o desenvolvimento ambientalmente sustentável e socialmente justo.

Confira algumas fotos da inauguração!

 



Fonte: http://www.cnpsa.embrapa.br


Agora responda à pergunta:
E você? Gosta de ciência? Já pensou em ser cientista? O que gostaria de pesquisar ou inventar?


Onde pesquisar:

Embrapa Suínos e Aves (www.cnpsa.embrapa.br)




 Pesquisa Google



 

Nome:


Digite sua resposta no campo abaixo:








Postado por Embrapa Suínos e Aves em 18/10/2012 10:30





COMENTÁRIOS:


Por rogerio neves em 25/08/2013 09:48

que nossas crianças possam ajudar o brasil crescer mais e mais.
Por Embrapa Suínos e Aves em 26/08/2013 09:07

Olá Sr. Rogerio. Que bom, pensamos dessa forma também. Obrigado pela visita. Volte Sempre.


Por Davi Costa em 11/06/2013 09:04

Muito boa a matéria. Parabéns!
Por Embrapa Suínos e Aves em 12/06/2013 08:31

Oi, Davi!
Legal, obrigado pela visita. Volte sempre! :-)
Voltar para página anterior