Página Inicial Bloguinho Curso ensina novas receita com banana
  


Curso ensina novas receita com banana Curso ensina novas receita com banana
A Embrapa Acre e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/AC) ofereceram o curso de aproveitamento da banana, realizado nos dias 1 e 2 de outubro, na escola rural São Camilo. O evento é uma ação do programa Embrapa & Escola, que implantou um cultivo de banana no local, no ano passado. 
 
Com a ajuda dos profissionais da Embrapa, os alunos plataram cultivares de bananas resistentes à Sigatoka-negra (Thap Maeo, Preciosa e Japira). Durante as comemorações dos 40 anos da Embrapa, em 2013, a iniciativa concorreu com outras da região Norte e foi premiada em Brasília (DF). Este ano, foi o momento de aproveitar a produção das bananeiras para preparar diversos pratos. 
 
O curso foi oferecido no Núcleo Móvel de Transferência de Tecnologia (Nutec), caminhão adaptado com cozinha para capacitações e contou com 22 participantes, dentre alunos e merendeiras da escola rural. Foram preparadas dez receitas diferentes que utilizam todas as partes da fruta. Charque com banana, bife da casca da banana e bolo de banana com goiabada foram algumas delas.
 
Daniela Santos Moreira, estudante do  9° ano e moradora  da vila Liberdade, ressalta a importância da ação.  “Durante esse período aprendemos a fazer muitos pratos, algumas pessoas não sabem que podemos aproveitar todas as partes da fruta e acabam jogando fora, agora vou poder passar esse conhecimento para minha mãe”.
 
A banana é uma fruta rica em fibras, vitaminas C e A e se consumida diariamente assegura as necessidades de potássio e magnésio. O objetivo é despertar a consciência  sobre o valor nutricional dos produtos e incentivar o aproveitamento da fruta. 
 
“A casca também tem vitaminas e a banana é um produto que todos podem plantar. O curso ensina a aproveitá-la melhor. Muitos participantes vão colocar em prática e repassar esse conhecimento para comunidade onde moram”, ressaltou Iricléia Silveira coordenadora de ensino da escola São Camilo.
 
Texto: Priscila Viudes (Mtb 030/MS)
Colaboração: Ana Flávia Soares 
Embrapa Acre
Contato: (68) 3212-3250
Imprensa.acre@embrapa.br



Agora responda à pergunta:
Você sabia que a casca da banana pode ser aproveitada?


Onde pesquisar:



 Pesquisa Google



 

Nome:


Digite sua resposta no campo abaixo:








Postado por Embrapa Acre em 03/10/2014 17:19





COMENTÁRIOS:


Por Miriam Ivani Rodrigues em 29/12/2014 14:39

Sabia sim


Por Adriano Xavier em 19/11/2014 16:34

sim
Voltar para página anterior