Página Inicial Bloguinho Consumo de água para produção de um produto
  


Consumo de água para produção de um produto Consumo de água para produção de um produto

Cuidar da água é um dever de todos. Você sabia que a água está presente na calça jeans que você veste, no caderno utilizado na escola, nos alimentos que você consome?

Para saber quanto de água é utilizada para produzi-los, os pesquisadores fazem algumas contas matemáticas. O resultado obtido no cálculo é o que chamamos de pegada hídrica do produto. Quanto menor o valor, menor quantidade de água foi utilizada para sua fabricação.

Conhecendo a quantidade de água gasta para produzir um produto, podemos pensar em formas para evitar o desperdício e melhorar a utilização desse recurso, que está tão escasso ultimamente em alguns estados, como São Paulo. Você não acha?

A falta de água prejudica tanto as pessoas que vivem nas cidades, como os produtores rurais, que estão no campo, e dependem de água para produção dos alimentos que vão para as nossas mesas. Assim, é necessário que todos colaborem para evitar desperdício de água.

Você pode fazer a sua parte. Feche a torneira na hora de escovar os dentes, reduza o tempo do seu banho, não lave a calçada com mangueira. Os produtores rurais também colaboram quando reutilizam a água para lavar os currais e local de ordenha, fazem irrigação durante a noite e evitam desperdícios de água.

Pegada hídrica da carne

Você sabe qual é a pegada hídrica da carne? A conta matemática realizada para conhecer a pegada hídrica da carne, por exemplo, leva em consideração a água usada para produção dos alimentos que os bois comem, a água que os animais bebem, até a utilizada na limpeza dos currais.

A média global para produção de um quilo de carne bovina é de 15,5 mil litros de água. Mas esse é um valor geral. Os pesquisadores da Embrapa estão estudando para saber quanto é a pegada hídrica da carne que é produzida aqui no Brasil.

O importante é conhecermos a pegada hídrica de cada produto e trabalharmos para reduzir esse valor para que a água nunca falte.

 



Fonte: http://www.embrapa.br/pecuaria-sudeste


Agora responda à pergunta:
É possível calcular quanto se gasta de água para produzir um produto?


Onde pesquisar:



 Pesquisa Google



 

Nome:


Digite sua resposta no campo abaixo:








Postado por Embrapa Pecuária Sudeste em 07/11/2014 11:01





COMENTÁRIOS:


Por stella leticia em 15/04/2015 07:55

sim


Por Adriano Xavier de Souza em 19/11/2014 16:33

310
Voltar para página anterior