Página Inicial Bloguinho Bioindicadores de qualidade de água
  


Bioindicadores de qualidade de água Bioindicadores de qualidade de água

Quando se está doente, o médico nos pergunta quais são os sintomas, ou seja, o que estamos sentindo. Esses sintomas ajudam os médicos a descobrir qual a nossa doença. Com a água também é assim! 

O grupo dos macroinvertebrados bentônicos é visível a olho nu. Eles são larvas de insetos, moluscos, crustáceos e vermes. Vivem e se alimentam no fundo de lagos, rios e lagoas, que pode ser composto por lodo, areia, pedra, cascalho ou folhas e galhos.

Existe uma grande variedade desses animais, e cada um deles possui uma capacidade para aguentar a poluição. Assim, temos os animais sensíveis (que só vivem em ambientes limpos) e os tolerantes (vivem tanto em ambientes limpos quanto poluídos). Dessa forma, quando os cientistas vão investigar se a água está poluída, procuram saber quais animais estão vivendo naquele ambiente. Depois dão o diagnóstico, isto é, a resposta se aquele ambiente aquático está doente (poluído) ou não.

Insetos bioindicadores de qualidade de água

 

Plecoptera

 

Megaloptera

Ephemeroptera

Trichoptera

Odonata

Mollusca

Oligochaeta

 



Fonte: http://www.cnpma.embrapa.br


Agora responda à pergunta:
Você já viu larvas de insetos que vivem na água?


Onde pesquisar:



 Pesquisa Google



 

Nome:


Digite sua resposta no campo abaixo:








Postado por Embrapa Meio Ambiente em 30/03/2011 13:51





COMENTÁRIOS:


Por Uma pessoa em 09/11/2015 21:02

A maioria desse insetos (e não insetos) são microscópicos não é?


Por Aracelly Claudino em 18/06/2015 20:52

Tem uns bichinhos pretos vindo nas torneiras, que parecem piolhinhos. Acho que estão na minha caixa d'água. O que são eles? São nocivos? Uma simples limpeza seria suficiente para me livrar deles?
Obrigada!


Por plecopterista em 17/05/2015 00:22

Olá Rogério vi agora sua dúvida, sobre o organismo que lembra um siri, e talvez eu saiba. Pelo o que você descreve me parece uma Aegla, bom pelo tempo que postou a dúvida talvez ja tenha chegado ao nome.....


Por Rogério em 22/12/2014 16:56

Olá? Mariana, eu não esqueci de lhe enviar a foto do organismo (com aparência de siri) que mencionei nos dias 07;08/11/2014,pois devido a pouca chuva está um pouco difícil de localizar tal organismo. Mas não se preocupe assim que conseguir avistá-los lhe enviarei a foto sem falta, pois estou curioso para saber o nome desse organismo e se não é prejudicial a saúde humana, abraços a todos do EMBRAPA que fazem um grande trabalho. Aproveito também para desejar a todos que fazem parte da equipe do EMBRAPA um FELIZ NATAL E PROSPERO ANO NOVO com muita saúde paz harmonia e sucesso.....


Por Meu pau no seu cu em 04/12/2014 13:12

Sim porque eles tranzao de montão


Por Thais em 28/11/2014 16:17

Conheço e venho trabalhando com esses animais... achei muito legal a ideia do site e me animei por pode falar aos meus alunos que iniciativas como essa começaram no Brasil. Por outro lado, não concordo com algumas das descrições e acho que seria válido rever... por exemplo, o fato de encontrarmos quironomídeos e culicídeos não significa que a água está comprometida, encontrar somente quironomídes e em grande quantidade sim....e por aí vai.
Mas mais uma vez, parabéns!
Por Embrapa Meio Ambiente em 02/12/2014 09:39

Olá Thais,tudo bem?
obrigada por seu contato. Realmente, você tem razão.Mas é que as figuras são baseadas em índices bióticos que levam em consideração apenas a presença/ausência dos organismos, ou seja, é uma avaliação qualitativa.
As porcentagens são muito importantes entre organismos sensíveis e tolerantes. E isso poderia mudar o resultado. A maior dominância de Cironomidae numa comunidade, por exemplo, pode significar deterioração da qualidade da água.
Bem, espero ter esclarecido.
Atenciosamente,
Mariana.


Por Rogério em 20/11/2014 23:15

Aguardo resposta do Núcleo EMBRAPA para o comentário ou (Pergunta) que enviei nos dias 07/11/2014, e 08/11/2014. Grato pela ATEENÇÃO.


Por Rogério em 08/11/2014 00:11

Sim, mas nenhum destes desenhos acima o que eu vi tem aparência de siri ou caranguejo com apenas uma garra e mede cerca de dois cm e há menores também. Gostaria de saber se a água é boa para o consumo humano? E qual a nota de zero à dez.


Por Rogério em 07/11/2014 23:45

Sim, mas nenhum destes dos desenhos acima relacionados, o que eu vi lembra um siri ou caranguejo digamos assim pois o mesmo tem apenas uma garra e mede aproximadamente cerca de 02cm e a menores também, gostaria de saber se a água é boa para consumo?
Por Embrapa Meio Ambiente em 02/12/2014 09:35

Olá Rogério tudo bem? Seria possível você enviar uma foto deste organismo que parece um siri? Fica difícil avaliar sem olhar o animal.
Pode enviar para o email: mariana.silveira@embrapa.br

Obrigada,
Mariana.


Por Camila em 24/03/2014 15:43

Olá, gostaria de saber qual é a função das bactérias bioindicadoras da água?
Por Embrapa Meio Ambiente em 26/03/2014 16:13

Olá Camila,
Existe função sim, as bactérias do grupo Coliformes - bactérias indicadoras de contaminação. Existem os coliformes totais e os termotolerantes (toleram temperaturas acima de 40°C). As bactérias do grupo coliforme habitam o intestino de animais mamíferos, como o homem, e são largamente utilizadas na avaliação da qualidade das águas, servindo de parâmetro microbiológico básico na legislação (ex: CONAMA 357/05).


Por anonimo em 01/02/2014 12:37

nortox agro quimica tem varios pontos de agrotoxicos enterrados em sua redondesa que poluiram as minas proximas
Por Embrapa Meio Ambiente em 11/02/2014 09:20

É uma pena que existem pessoas que não se preocupam em cuidar do solo ao jogarem resíduos do agrtóxicos no meio ambiente. É importante que você sabe que isto não é correto e que você não faria isto.


Por Beatriz em 22/11/2013 17:45

Acho que nunca vi larvas que vivem na agua não! me sigam no isntagram @beatrizscastro_
Por Embrapa Meio Ambiente em 27/11/2013 13:34

Talvez um dia você terá a oportunidade de vê-las. Vai ser interessante!


Por Beatriz em 22/11/2013 17:41

eu gostei!
Por Embrapa Meio Ambiente em 27/11/2013 13:36

Que bom que você gostou!


Por williane t. andrade em 21/08/2013 06:48

não eu achei muito estranho e so vi falar.


Por larissa em 21/02/2013 19:25

e muito bom esse texto


Por stheffani em 18/01/2013 18:51

oi o meu vizinho tem um tanquinho velho pois ele deicha na lage e nesse tanquinho te agua suja e tem uns bichinhos pequenos nadando e eu queri saber que nome e de bicho????


Por marcos krupa em 27/01/2012 00:28

Ola, eu tenho tanques de peixes, e coloquei alguns aguapes que se multiplicaram rapidamente, a minha duvida e umas larvinhas que tem nas raizes deles, o que é? se é prejudicial aos peixes? pois eles vivem comendo eu acho.


Por Missao Tanizaki em 21/09/2011 14:00

O CICLO da ÁGUA está Muito MAL ! ! ! ! ! !

Prezado Cidadão Brasileiro & Interessados pelo AGUAPÉ,

O CICLO da ÁGUA é Conhecido Superficialmente por MUITOS, mas o que ocorre, de FATO, é Muito PREOCUPANTE, até mesmo os Considerados EXPERTs sabem Muito POUCO ! ! ! ! ! !

Sabemos que a ÁGUA é a FONTE da VIDA, mas sabemos pouco o que se passa com as ÁGUAS: é a POLUIÇÃO CRESCENTE (Evolução Geométrica) que leva a torná- la Altamente POLUÍDAS ou em VENENO da VIDA, pois já atingem a Maior Parte da BIODIVERSIDADE, como, também, JÁ estão chegando aos Nossos Lares, principalmente através da ÁGUA que chegam em nossas torneiras e os Alimentos.

Através da CIÊNCIA a HUMANIDADE / Planeta TERRA estão recebendo Crescentes Volumes de Novos Produtos a todo instante, mas essa Mesma CIÊNCIA tem apresentado Muito Pouca PRECUPAÇÃO com o Mega Volume (Tipos / Quantidades) de Resíduos TÓXICOS que são Produzidos Simultaneamente e Descartados no Meio Ambiente.

Para PIORAR a SITUAÇÃO é que as Legislações Específicas & Medidas Preventivas sobre os Resíduos TÓXICOS estão evoluindo Muito LENTAMENTE quando deveria ser exatamente o INVERSO - aí está o Grande PERIGO ! ! ! ! ! !

A Maior PARTE das POLUIÇÕES são carreadas pelas ÁGUAS dos ESGOTOS, ÁGUAS PLUVIAIS e ÁGUAS das CHUVAS - toda ÁGUA vai em direção aos Córregos e Rios, desembocando nos Lagoas / Lagos ou Mares / Oceanos, tornando-se ÁGUAS POLUIDAS.

As ÁGUAS POLUIDAS dos Rios / Lagoas são Amplamente Utilizadas na IRRIGAÇÃO das Culturas da Produção dos Alimentos - se NÃO estão CUINDANDO das ÁGUAS de forma ADEQUADA os Nossos Alimentos SÓ vai apresentar Boa Aparência e o Teor de Produtos TÓXICOS vai AUMENTANDO a cada SAFRA, resultando Produtos Alimentícios com excesso de Agro-tóxicos, Metais Pesados, Resíduos da Nano-Tecnologia, entre Outros Produtos TÓXICOS.

Os Produtos Agropecuários ORGÂNICOS por MUITOS são considerados SUPERIORES aos Produtos Agropecuários CONVENCIONAIS e na atualidade a Equipe BR do AGUAPÉ concorda, mas aqui deixa um Importante ALERTA: se os Seres HUMANOS permanecerem de "Braços Cruzados" ou OMISSOS, em Curto Espaços de TEMPO, certamente TUDO se tornará Muito MAIS POLUÍDO e INSUSTENTÁVEL à toda BIODIVERSIDADE.

Toda Sociedade Brasileira deve procurar participar da Luta NOBRE no COMBATE às POLUIÇÕES, através da Soma de Esforços / UNIÃO, visando exigir / cobrar MEDIDAS, de FATO, SUSTENTÁVEIS, pois é DEVER de TODOS não mais aceitar que as POLUIÇÕES continuem CANALIZADAS com DESTINOS aos nossos LARES, em especial, através das ÁGUAS & ALIMENTOS que utilizamos no DIA a DIA.

JÁ é sabido que Grande Parte dos Peixes Marinhos, como os Peixes D'Agua Doce, estão altamente contaminados por Metais Pesados, entre outros Químicos TÓXICOS - Qual EXPERT seria capaz de Afirmar o Contrário ? ? ? ? ?

Raros EXPERTs sabem que os Seres HUMANOS atuais apresentam Seus ORGANISMOS com Altos Teores de Químicos TÓXICOS que vão além de 1.000 vezes do que ocorria antes do surgimento da ERA Industrial. Com essa ERA deu-se o início ao surgimento de uma Série de Produtos SINTÉTICOS altamente PREJUDICIAIS a Saúde Humana, como o DDT que, apesar da sua Proibição de Uso, ainda estão nos SOLOS / ÁGUAS e nos Organismos Vivos, nisso inclue-se o próprio Ser HUMANO - As Autoridades Mundiais pouco ou nada fizeram, com auxílio da CIÊNCIA, para encontrar / estabelecer as Soluções DEFINITIVAS para Muitos Problemas que a própria CIÊNCIA produziu e continua produzindo, com isso, HOJE, Muito Mais do que no PASSADO, porque o seu crescimento segue uma Progressão Geométrico e JÁ atingiu Situação Crítica.

Na atualidade é IMPOSSÍVEL até IMAGINAR o NÚMERO de Produtos PROBLEMAS porque tudo vai sendo ENCOBERTADO pelos AUTORES NÃO-ÉTICOS das "Mentiras que se Tornam Verdades".

Esses mesmos AUTORES NÃO-ÉTICOS é que tem Estabelecido Mecanismos Legais NÃO-ÉTICOS que permitem os ABUSOS na Maior Parte das Muitas Atividades Comerciais / Industriais / Produção Agropecuária/ Mineração / Serviços / entre Outros na Maioria dos PAÍSES.

Nada de PESQUISAS para FINS de PREVENÇÃO - A VERDADE, de FATO, é que SÓ depois que Muitos MORREM, tomam-se algumas PSEUDAS-PROVIDÊNCIAS, abrindo ESPAÇOS para os Seus AFILHADOS, também, NÃO-ÉTICOS, em BUSCA de "LUCROS a Qualquer CUSTO".

OBSERVAÇÃO 01: A Equipe BR do AGUAPÉ está convicta que é OBRIGAÇÃO / DEVER de todos os Seres HUMANOS rever a Situação EQUIVOCADA do que se aplicam no Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do BRASIL / MUNDO, de FATO, SUSTENTÁVEL - Requer estabelecer uma INVERSÃO na CIÊNCIA, com uma Drástica Redução no Volume de PESQUISAS para Novos PRODUTOS e Drástico Aumento no Volume de PEQUISAS para definir /estabelecer os Mecanismos PREVENTIVOS que, de FATO, sejam EFETIVOS no COMBATE às POLUIÇÕES.

OBSERVAÇÃO 02: o AGUAPÉ é o Mais Importante DESPOLUIDOR das ÁGUAS ! ! ! ! ! !

OBSERVAÇÃO 03: Aguardamos as Suas MANIFESTAÇÕES (e-mail: missao.tanizaki@gmail.com).


NOTA: "Quando Sonhamos SOZINHOS é só um SONHO, mas quando Sonhamos JUNTOS é o início de uma Nova Realidade" (D. Helder Câmara) - apresente as suas MANIFESTAÇÕES (Críticas, Sugestões, ETC.), utilizando o Endereço Eletrônico: missao.tanizaki@gmail.com, certo que muitos na Sociedade Brasileira, inclusive a Equipe BR do A G U A P É, te agradecerão nesse Momento ESPECIAL.

LEMBRETE: um dia nos APOSENTAMOS dos Trabalhos que garantem o Pão Nosso de Cada Dia, mas muitos Trabalhos Nobres estão aguardando por nossa AJUDA - Desenvolver os referidos Trabalhos Nobres faz parte dos Nossos DEVERES / OBRIGAÇÕES NOBRES e são BÁSICOS para nos manter FELIZ no Dia a Dia ! ! ! ! ! !


Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo A G U A P É,

MISSAO TANIZAKI
Servidor Público Federal
Bacharel em Química
missao.tanizaki@gmail.com (Usual)
missaotanizaki@yahoo.com.br (Alternativo)
OSCIPE (*) - Equipe BR do A G U A P É
TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

(*) REF.: Definições do SEBRAE


Por rodrigo moraes da cruz em 04/05/2011 12:36

nao


Por paulo e ricardo em 08/04/2011 19:03

o rato passa duenssa
Por Embrapa Meio Ambiente em 14/04/2011 19:48

Sim, a urina do rato pode provocar uma doença chamada leptospirose, e normalmente essa doença é transmitida no contato com a água contaminada com essa urina. Portanto, cuidado com o contato com águas sujas!


Por IVANEI BARBOZA JUNIOR em 08/04/2011 19:03

O RATO CHATO CHATO E CARRAPATO
Por Embrapa Meio Ambiente em 14/04/2011 19:46

Por favor, faça uma nova pergunta, pois não entendemos o que você quer saber...


Por Pietra Luize Correa da Silva em 08/04/2011 19:01

por que a maioria dos insetos gostam de á´guas sujas.
Por Embrapa Meio Ambiente em 14/04/2011 19:45

Os bioindicadores tolerantes a poluição, que sobrevivem em ambientes poluídos, não são a maioria, mas são encontrados em grande número pois conseguem viver em ambientes que poucos insetos conseguem.


Por talita graziela barbosa brito em 08/04/2011 19:00

por que alguns inseto gostam de agua suja
Por Embrapa Meio Ambiente em 14/04/2011 19:42

Por que ele é tolerante a poluição - ele consegue viver tanto na água limpa como na água suja, mas na água limpa ele vai encontrar vários outros insetos e vai ter que dividir o espaço, a comida, pode até virar comida para esses outros insetos e no ambiente sujo ele não terá toda essa concorrência, pois poucos conseguem sobreviver em águas poluídas.


Por GISELE APARECIDA FERMINO em 08/04/2011 18:59

Quando mais sujo mais tem os inseto sujo?
Por Embrapa Meio Ambiente em 14/04/2011 19:26

Sim, pois o "inseto sujo" - que é o tolerante a poluição - ele consegue viver tanto na água limpa como na água suja, mas na água limpa ele vai encontrar vários outros insetos e vai ter que dividir o espaço, a comida, pode até virar comida para esses outros insetos! E lá no ambiente sujo, só vai ter ele, pois os outros não conseguem viver nesse ambiente. Não vai ter que dividir a comida com os outros, não vai ter que brigar pelo espaço e nem correr o risco de ser comido!


Por bianca gomes dos santos e fernanda ranzolin em 08/04/2011 18:58

por que alguns insetos consegue viver na agua limpa eo outros nao?
Por Embrapa Meio Ambiente em 14/04/2011 19:22

Geralmente, eles conseguem viver bem em águas limpas. O problema é com a água suja. Alguns não conseguem viver em ambientes que a água seja poluída, pois são sensíveis a poluição, ou seja, não conseguem viver em locais onde tenha despejo de esgoto, sem mata ciliar em volta, areia caindo das margens, etc.
Por isso conseguimos utilizá-los como bioindicadores de qualidade de água.


Por gabriel bernado dias em 08/04/2011 18:57

onde eles sao encontrado
Por Embrapa Meio Ambiente em 14/04/2011 19:19

Os bioindicadores de qualidade da água podem ser encontrados nos sedimentos do fundo de rios, lagos, lagoas, poças de água, etc (terra, lama, areia, pedras, etc.).


Por maria.f e natalia em 08/04/2011 18:57

por que os imsetos vivem em baijos da agua e algum não
Por Embrapa Meio Ambiente em 14/04/2011 19:17

Existem insetos que vivem fora da água e insetos que vivem dentro da água. Os que vivem dentro da água chamamos de insetos aquáticos, que é o caso de alguns dos bioindicadores que você aprendeu!


Por mariana aparecda de lima em 08/04/2011 18:57

porque aquela minhoquina fica branca comdo more
Por Embrapa Meio Ambiente em 14/04/2011 19:14

Por que ela possui em seu corpo uma substância que contém hemoglobina, que é responsável pela coloração vermelha. Quando morre, o corpo para de produzir essa hemoglobina e a coloração passa a ser esbranquiçada.


Por vinicius novaes chagas de oliveira em 08/04/2011 18:56

onde se encontra os odonatas
Por Embrapa Meio Ambiente em 08/04/2011 19:13

As Odonatas são as libélulas! Quando estão na fase imatura, ou seja, quando são "filhotes", elas são encontradas no fundo dos lagos e rios, naquele sedimento que fica no fundo (lama, areia, terra) e quando adultos, ficam sobrevoando os ambientes que tem água para por seus ovos.


Por paulo zambuzi junior e leonardo da silva em 08/04/2011 18:55

quanto tempo demora para aquele bichinho vermelho morrer?
Por Embrapa Meio Ambiente em 08/04/2011 19:09

Aqueles "bichinhos vermelhinhos" são bioindicadores de qualidade de água geralmente poluída, se forem encontrados em grande quantidade. Depois que eles são coletados e retirados da água, demoram alguns minutos para morrerem e aí ficam clarinhos, esbranquiçados.


Por Adrian Roberto Pereira em 08/04/2011 18:54

Todos os insetos da agua são limpos
Por Embrapa Meio Ambiente em 14/04/2011 19:11

Eles estão divididos entre os que só conseguem viver em águas limpas (sensíveis a poluição), os que conseguem viver em águas não tão limpas e não tão sujas e os que conseguem viver bem em qualquer tipo de água, inclusive as bem sujas onde são mais encontrados (tolerantes a poluição).


Por mirela santos bertazzo em 08/04/2011 18:54

por que os bichinhos ficao na agua na areia ?
Por Embrapa Meio Ambiente em 14/04/2011 19:07

Eles ficam na água porque são aquáticos (vivem na água) e quando ficam na areia, geralmente estão na sua fase imatura, ou seja, ainda não são adultos, são filhotes e o local mais adequado para eles ficarem até chegarem a fase adulta é o sedimento do fundo dos rios, lagos ou lagoas (areia, pedra, lama, etc.).


Por ivanei e joão em 08/04/2011 18:54

os ratos comtaminam as pessoas
Por Embrapa Meio Ambiente em 14/04/2011 18:57

Sim, a urina do rato pode provocar uma doença chamada leptospirose, e normalmente essa doença é transmitida no contato com a água contaminada com essa urina. Portanto, cuidado com o contato com águas sujas!


Por gabriel bernado dias em 08/04/2011 18:53

sifao
Por Embrapa Meio Ambiente em 14/04/2011 19:04

Por favor, faça uma nova pergunta, pois não entendemos o que você quis dizer.


Por Isabella Barbosa Zauli em 08/04/2011 18:52

Aonde os Besouros são encontrado?
Por Embrapa Meio Ambiente em 08/04/2011 19:05

No caso dos macroinvertebrados bentônicos bioindicadores de qualidade de água, os besouros larvas ("filhotes") podem ser encontrados no sedimento (areia ou terra) do fundo dos rios e lagos e os adultos aquáticos ficam nadando na água.


Por vinicius novaes chagas de oliveira em 08/04/2011 18:51

eu gotaria de saber mais coleopra
Por Embrapa Meio Ambiente em 08/04/2011 19:02

O nome coleoptera é de uma família de insetos bem conhecidos, os besouros.


Por ivanei e joão em 08/04/2011 18:51

nao


Por paulo e ricardo em 08/04/2011 18:50

por que o nome dos bicho e esquesito
Por Embrapa Meio Ambiente em 08/04/2011 19:00

Os nomes são "esquisitos" porque são nomes científicos, ou seja, são os nomes e sobrenomes dos animais. Mas geralmente eles tem um apelido mais simples, por exemplo, a Lepidoptera pode também ser chamada de borboleta ou mariposa.


Por jenyfer em 05/04/2011 23:52

e verdade que as matas ciliares´protegem a agua?de que?


obrigada boooa noiite
Por Embrapa Meio Ambiente em 06/04/2011 12:11

Sim, protege. Protege contra a erosão (quebra de solo)e segura a terra para não cair no fundo do rio (assoreamento).Fornece sombra e alimento para os animais do rio. É como os nossos cílios que existem para proteger nossos olhos.
Voltar para página anterior