Página Inicial Bloguinho Seringueira
  


Seringueira Seringueira

 

A borracha natural é o resultado da coagulação do leite da seringueira (látex). Para ser utilizada como matéria-prima pelas indústrias, ela passa por um processo de transformação conhecido como vulcanização. Esse processo proporciona à borracha maior elasticidade e resistência ao calor e, graças a isso, essa matéria-prima pode ser usada na fabricação de pneus, bolas, luvas cirúrgicas e outros produtos usados no nosso dia-a-dia. Um pneu de avião, por exemplo, chega a ter 90% de borracha natural.

 

Na Região Amazônica, a extração de látex em seringais nativos ainda representa uma importante fonte de renda para as populações rurais. O Brasil já foi o único produtor de borracha natural no mundo, mas as sementes da árvore brasileira foram levadas pelos ingleses para o sudeste asiático. Atualmente, a produção brasileira não é suficiente para atender as necessidades da indústria nacional.  Pensando em melhorar essa atividade, a Embrapa Acre realiza pesquisas para oferecer aos produtores árvores clonadas (árvores geneticamente idênticas a outras), mais produtivas e resistentes a doenças.

 

 



Fonte: http://www.cpafac.embrapa.br


Agora responda à pergunta:
Você conhece algum outro produto feito com o látex da seringueira?


Onde pesquisar:



 Pesquisa Google



 

Nome:


Digite sua resposta no campo abaixo:








Postado por Embrapa Acre em 04/04/2011 11:47





COMENTÁRIOS:


Por emenson em 10/05/2011 16:39

maior elasticidade e resistência ao calor e, graças a isso, essa matéria-prima pode ser usada na fabricação de pneus, bolas, luvas cirúrgicas e outros
Por Embrapa Acre em 24/05/2011 13:47

Isso mesmo, Emerson!! Agora quando jogar uma bolinha, pense na contribuição das seringueira!!
Abraço,
Priscila - Embrapa Acre
Voltar para página anterior